Nesta sexta-feira, 8, Belém será o coração de uma das maiores paixões do brasileiro: o futebol. A seleção brasileira enfrenta a seleção boliviana no Novo Mangueirão, jogo oficial pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa 2026. E a Prefeitura de Belém, por meio de vários órgãos, contribui em itens essenciais como mobilidade urbana e segurança, para que o evento esteja à altura da paixão do paraense pela bola rolando.
Agenda
Ainda nesta quinta-feira, 7, as duas seleções têm treinamentos agendados no Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Novo Mangueirão. O da Brasileira será às 17h30.
Diante disso, a Prefeitura de Belém atua para ajudar em diversas áreas.
Fluidez no trânsito
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que a avenida Nazaré com a travessa Benjamin Constant se encontra interditada, para garantir a segurança viária aos torcedores e aos jogadores da seleção brasileira, na saída para os treinamento.
Equipes da Semob marcam presença no local para garantir a mobilidade e fluidez na via. A Semob orienta os condutores que evitem a área e como rota de alternativa, a circulação pode ser feita pela avenida Gentil Bittencourt e acessar a avenida Nazaré pelas travessas Quintino Bocaiuva e 14 de Março.
No dia do jogo
A Semob também informa que nesta sexta-feira, 8, em função do jogo do Brasil contra a Bolívia, a partir de 18h a avenida Mangueirão passará a ter sentido único (Independência/Augusto Montenegro), para permitir maior fluidez no acesso ao estádio Mangueirão para o jogo. A via ficará em mão única até 22h.
Após o jogo
Nesta sexta, após o jogo, o trânsito na avenida passará para o sentido Augusto Montenegro/Independência, no horário de 00h até 2h da madrugada, para permitir a saída dos torcedores do estádio com tranquilidade.
A Semob vai atuar na orientação do trânsito e garantindo a fluidez nas avenidas Júlio César, Centenário e Mangueirão. O Detran vai ficar responsável por fiscalizar a avenida Augusto Montenegro, do Entroncamento até o elevado da avenida Independência.
Saúde
A estrutura de saúde do evento está a cargo da Secretaria de Estado da Saúde (Sespa). A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no entanto, poderá ser acionada em casos de “intercorrências”, e estará a postos para atender.
Guarda Municipal atuará de forma estratégica
A Prefeitura de Belém vai integrar, para o jogo, as ações de segurança preventiva e ostensiva, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB).
Alinhada com o esquema de segurança montado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a GMB vai concentrar o seu efetivo em toda a extensão do BRT e no entorno do Estádio.
Haverá patrulhamento por meio de motos e viatura da Estação São Brás até a Estação Maracacuera. E base fixa na estação de Integração Mangueirão.
Neste evento a Guarda Municipal vai empregar 30 guardas dos grupamentos Operacional e Táticos, 16 motocicletas e 4 viaturas.
Fiscalização do comércio
Os agentes da Secretaria Municipal de Economia (Secon) vão organizar e fiscalizar o comércio informal dos trabalhadores credenciados para atuar na parte interna do Mangueirão durante o jogo, garantindo renda extra a esses trabalhadores, dentro da capacidade destas atividades, estabelecidas previamente pela organização do evento.
Texto:
Edson Coelho
Colaboração:
Danielly Gomes
Colaboração:
Roberta Corrêa
Colaboração:
Thais Veiga
Colaboração:
Rosangela Gusmao