A primeira estação de passageiros do sistema de BRT Belém, na avenida Almirante Barroso, está tomando forma. Com as estruturas laterais já erguidas e a cobertura sendo montada, a obra começou a receber, nesta terça-feira, 07, a instalação de redes de água, luz, esgoto, transmissão de dados e telefonia.
De acordo com o diretor de obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, o serviço iniciou pela escavação de uma passagem subterrânea que atravessará o canteiro central no sentido do meio fio. Em seguida, serão instalados os dutos que comportarão os cabos das redes, necessárias para o pleno funcionamento das estações.
“Para evitar transtornos para a população com a abertura de valas na pista da avenida, a prefeitura optou por adotar uma técnica moderna não destrutiva que consiste em fazer perfurações por baixo do solo. É a primeira vez que esse tipo de equipamento é utilizado em uma obra municipal”, explica o engenheiro.
A estação da Antônio Baena é a primeira das sete estações que serão construídas em pontos estratégicos da avenida. Em paralelo a da Antônio Baena, estão em construção outras nos cruzamentos da Almirante Barroso com Av. Júlio Cesar e Tv. Mauriti. Elas servirão para dar acesso aos ônibus do BRT nos dois sentidos da via e farão parte de um circuito integrado com as estações do BRT na Augusto Montenegro.
Além das redes de água, energia elétrica e esgoto, as estações serão alimentadas por uma rede de fibra óptica que permitirá a comunicação e a transmissão de dados entre todo o circuito integrado do BRT. Os ônibus do BRT terão uma rede aberta de wi-fi.
Interdição – Para realizar o serviço, foi necessário interditar um trecho da pista expressa do BRT durante todo o dia. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) está orientando os ônibus expressos que estiverem no sentido Entroncamento/São Brás a saírem da pista expressa na altura da travessa Antônio Baena e seguir trajeto normal pela Av. Almirante Barroso até o centro.
Ao retornarem a São Brás, em direção ao Entroncamento, os ônibus expressos farão viagem normal pela pista do BRT. Agentes de trânsito estarão local, durante a interdição, orientando veículos e pedestres.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)