Somente dois meses após a apresentação de cinco ônibus elétricos, ocorrida no dia 2 de julho, a Prefeitura de Belém pode iniciar o processo para a implantação e operação dos veículos equipados ainda com ar-condicionado e wi-fi. Os operadores já estão sendo treinados e os carregadores sendo instalados. A primeira linha começará a operar de forma expressa conectando somente os terminais do BRT do Mangueirão e São Brás.
Treinamento, manutenção, recarga e autonomia
Por ser um ônibus diferenciado e para manter a segurança, os motoristas iniciaram nesta terça-feira, 3, o treinamento para que possam aprender a regenerar a energia, tanto na parte de declive, como no freio. Os ônibus elétricos são até 60% mais econômicos na manutenção que os veículos movidos a diesel. O que dá uma maior durabilidade.
Cinco pontos de recarga estão sendo instalados, cada um contendo dois bicos, no caso duas mangueiras ou conectores, no Terminal Mangueirão. Isso permitirá que dois ônibus sejam recarregados ao mesmo tempo em cada ponto. Com autonomia de 270 quilômetros com o ar-condicionado ligado, capacidade para até 76 passageiros e carregamento total da eletricidade em menos de 3 horas, o Azure possui um excelente desempenho. O exclusivo sistema de freios regenerativos pode aumentar a autonomia do ônibus em até 30%, incrementando a disponibilidade do veículo e reduzindo o custo da operação.
Legalidade – O atraso no início da operação dos ônibus se deu em função da medida cautelar do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), que suspendeu a compra dos veículos, sendo que a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), comprovou a completa legalidade de todo o processo de compra e circulação dos ônibus.
A suspensão data do dia 4 de julho (dois dias depois da apresentação das primeiras unidades) e publicada no dia 10 de julho, no Diário Oficial do TCM-PA. A mesma conselheira (Ann Pontes) retirou a medida cautelar, na quinta-feira passada, 29 de agosto, após a Semob entregar ao TCM-PA, no dia 21 de agosto, o Projeto-piloto da Operação dos Ônibus Elétricos, contendo o detalhamento das informações operacionais do serviço a ser prestado pelos veículos, em resposta a todas as questões levantadas pelo órgão fiscalizador, que culminaram na referida medida cautelar.
Tecnologia, conforto e zero emissão de poluentes
O modelo é 100% elétrico, mais moderno e eficiente do mercado. Se caracteriza por ser zero emissão de poluentes e ruídos. São construídos em monobloco, ao invés de chassi e carroceria, como nos ônibus tradicionais, tornando os veículos mais leves, seguros, econômicos e causando menor impacto no pavimento asfáltico. A cabine do motorista possui direção moderna com controladores, monitor para as câmeras internas e externas e retrovisores digitais internos.
Os veículos são equipados com carregadores de celular disponíveis aos passageiros e vidros com tratamento UV, influenciando na temperatura interna. O piso baixo, sem degrau, permite a acessibilidade das pessoas com dificuldade de locomoção, idosos, crianças e pessoas com deficiências no embarque e desembarque.
Texto:
Prefeitura Municipal de Belém