A noite da quinta-feira, 15, foi marcada pela abertura do “Tamo Junto e Misturado – Arraial de Belém”, promovido pela Prefeitura de Belém na praça Waldemar Henrique.
O primeiro dia da programação do Arraial de Belém levou mais de 15 mil pessoas à praça, onde acompanharam diversas atrações, como o show da Dona Onete e apresentações dos primeiros grupos que disputam o concurso de quadrilhas.
Diversão
O colorido da decoração da praça Waldemar Henrique já chamava atenção do público que brincou e cantou com diversos grupos musicais, como o Frutos do Pará, Carimbó Selvagem e Dona Onete, que se apresentaram na Concha Acústica.
A feirante Socorro Bezerra, de 59 anos, aproveitou a noite e a época do ano que mais gosta. “Está tudo muito, muito lindo. No mês de junho sempre fico na expectativa, é uma tradição nossa, nosso carimbó, a nossa cultura, as pessoas que vêm de fora ficam encantadas com as belezas do nosso Pará”, festejou Socorro.
O momento também foi especial para os integrantes dos grupos que se apresentaram na concha. A coordenadora do grupo Frutos do Pará, Nazaré Azevedo, destacou a emoção de ver um grande público. “A programação está excelente, conseguimos estar de novo na praça Waldemar Henrique, muito felizes por estar inseridos e por podermos apresentar o nosso trabalho, e felizes também com o público, porque nós sabemos que eles gostam muito”, falou Nazaré.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou as apresentações. O gestor municipal destacou todo o contexto que envolve a tradição do período junino em Belém. “É uma oportunidade para todos. A festa é tradição cultural, mas também tem a economia com os trabalhadores vendendo suas coisas. Belém é essa mistura de culturas e é importante promovermos”.
Renda
A oportunidade de ganhar uma renda extra está sendo importante para diversos trabalhadores que vendem comidas típicas nas áreas destinadas à alimentação na praça Waldemar Henrique. É o caso de Terezinha Oliva, de 52 anos. “É muito importante para fomentar, divulgar o que a gente faz e para movimentar a economia, além de ser uma forma de visibilidade para a gente, com um evento desses, de grande porte. Nós estamos tendo um bom resultado”.
Concurso
Seis quadrilhas juninas se apresentaram no Palco Piano e abriram a fase eliminatória do concurso deste ano, que conta com 39 grupos na disputa.
A cada apresentação das quadrilhas, que dura cerca de 22 minutos, o público comemorava, cantando junto. O marcador da quadrilha Alegria Junina, do bairro de São Brás, Pedro Pinheiro, de 41 anos, destacou a força do concurso promovido pela Prefeitura: “É um dos maiores concursos do estado. Tá com uma grande organização e a nossa expectativa é ficar entre as 10 quadrilhas finalistas”.
Serviço
A Prefeitura de Belém montou um esquema especial para atuação das secretarias municipais. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) montou um posto fixo de atendimento à população. Uma equipe de saúde, composta por médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem, estará sempre a postos para atender a qualquer emergência.
Na área da segurança, a Guarda Municipal, estará, a cada noite, com 50 agentes no palco central do arraial de Belém, além de três viaturas e seis motos. O patrulhamento a pé se concentra na parte interna da praça, dando atenção ao público participante do Piano Palco e Cuia Acústica.
As viaturas e motos vão cobrir a parte externa e o entorno da praça. Além da presença dos agentes, o local vai ter uma câmera de 360° de alta resolução, monitorada em tempo real pelo Sistema Integrado de Monitoramento da Guarda.
Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) atuam na organização do trânsito. Outros órgãos municipais, como Defesa Civil e Secretaria Municipal de Economia (Secon), também vão agir diariamente.
Texto:
Victor Miranda