Procura pelo Passe Fácil foi intensa no terceiro dia de ação itinerante da SeMOB

• Atualizado há 3 anos ago

A procura pelos cartões Passe Fácil foi bem intensa, nesta terça-feira, dia 20, no terceiro dia de ação itinerante da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), em Mosqueiro, a exemplo do que ocorreu no segundo dia de atendimento. Muitos estudantes de escolas do distrito buscaram pela 1ª via do cartão de meia-passagem, sem precisar se dirigir até o centro de Belém. Para esse público é necessário agendar o horário e data no site do Passe Fácil. Ao todo, foram 119 atendimentos feitos. A média estimada é de 150 atendimentos por ação.

A ação é realizada todas as terças-feiras de julho, na Escola Municipal Abel Martins, em Mosqueiro, e é organizada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU), em parceria om o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de Belém (Setransbel) e Agência Distrital de Mosqueiro. A programação ocorre dentro do Verão da Gente, projeto da Prefeitura de Belém, nos distritos, no período de férias escolares. A próxima ação será realizada no dia 27 de julho.

Além da emissão da 1ª via da meia passagem, a ação itinerante da SeMOB disponibiliza os serviços de 1ª e 2ª via do Cartão Sênior , 2ª via do Cartão Especial e credencial para estacionamento. A coordenadora de Atendimento ao Usuário (COAU), Patrícia Ellen Conceição, alerta que, para esses serviços, não há necessidade de agendamento. Basta ir direto à escola solicitar o atendimento. O mais importante é que, por se tratar de uma ação social, não será cobrada a taxa para a emissão de 2ª via. A entrega dos cartões e de credenciais está prevista para os dias 11 e 12 de agosto deste ano, também na Escola Municipal Abel Martins, de 9 às 15 horas.

Do total de 119 estudantes agendados, compareceram 95. Desses, 91 alunos concluíram o processo de solicitação de seus cartões e 4 alunos não puderam fazer o procedimento devido à documentação incompleta.

Para os atendimentos que não necessitam de agendamento, como o passe especial, passe sênior e credencial de estacionamento, concluíram o procedimento de solicitação 11 usuários de passe sênior (1ª e 2ª vias) e um usuário da credencial de vaga para estacionamento. Sete usuários de passe sênior não puderam efetuar sua solicitação, em virtude de documentação incompleta.

Foram atendidos também usuários com passes cancelados. Na averiguação, foi constatado que eram casos de cancelamento via biometria facial e por uso do passe por outra pessoa que não o usuário devido. Ocorreram cinco casos de cancelamento desse tipo, todos de usuários de meia-passagem.

Documentos – Para a emissão da 1ª via da meia-passagem, o estudante deve apresentar original e cópia do RG.  Se for criança ou adolescente, que não tiver o documento de identidade, pode apresentar a certidão de nascimento, do comprovante de residência e uma foto 3×4. Já para a 2ª via do Passe Especial, são necessários original e cópia do RG, do comprovante de residência, Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado e uma foto 3×4.

Para a 1ª e 2ª vias do Passe Sênior, é necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Para a 2ª via também é necessário acrescentar o Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado. Quem for buscar atendimento para a emissão de credencial de estacionamento (1ª e 2ª vias) deve apresentar original e cópia do RG ou CNH, comprovante de residência e CRLV do veículo. Para a 2ª via, acrescentar o Boletim de Ocorrência ou a credencial danificada.

Serviço:
Local da ação: Escola Municipal Abel Martins, em Carananduba.
Dias:  13, 20 e 27 de julho de 2021.
Horário: das 9h às 15h.
Prestação de serviços:
· 1ª via da Meia-passagem, com agendamento prévio feito pelo site Passe Fácil
· 1ª e 2ª vias do Passe Sênior.
· 2ª via do Passe Especial.
· 1ª e 2ª vias da Credencial de Estacionamento.

Texto: Rosângela Gusmão.

Veja também