Profissionais do município dão dicas para aproveitar o verão com segurança

8fe113f1-efdc-4560-9153-a2f3d717fc09Nas férias de verão, sol, praia e alegria e muito mais proporcionam às famílias e amigos que encontram nos locais mais movimentados de Belém, durante essa época, momentos de lazer. Mas é necessário ter alguns cuidados para evitar situações desagradáveis. Visando contribuir com o bem-estar da população, a Prefeitura de Belém, por meio dos órgãos e secretarias municipais, destaca alguns cuidados importantes para os veranistas.
Defesa Civil – “Os cuidados devem ser tomados antes mesmo de sair de casa”, explica a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Carol Rezende. “Orientamos que as famílias que irão aproveitar o último final de semana das férias, fora de Belém, que desliguem o maior número possível de eletrônicos, em casa, a fim de evitar curtos circuitos, além de deixar algum familiar ou vizinho ciente da ausência para que seja possível conter um possível incidente”, disse Carol.
A Defesa Civil Municipal atua também nos distritos de Mosqueiro e Outeiro, orientando as famílias sobre os cuidados com as linhas de pipas e a proibição do uso do cerol, além dos cuidados com as crianças na hora do banho de praia. “As famílias devem acompanhar sempre as crianças no momento do banho, e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, em excesso, bem como a utilização de garrafas de vidro”, aconselhou Carol. “Estaremos nas praias atuando intensivamente com cerca de 60 agentes da Defesa Civil Municipal, das nove da manhã, às 18 horas”, completou a coordenadora.
25c6210da9-002f-4472-8e25-7d4526cde469Trânsito – Foco de grande parte das ações da Prefeitura de Belém, o cuidado no trânsito é um dos pontos que a população deve estar atenta. Desde o início deste mês, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) atua em diversos ponto de Belém e distritos, abordando condutores de carros, motos, ônibus, pedestres e ciclistas, distribuindo material educativo e prestando orientações.
Carlos Valente, diretor geral da SeMOB, pontuou que o excesso de velocidade, ultrapassagem proibida e o uso de bebida alcoólica ainda são as situações que mais contribuem para o aumento do número de acidentes. “A falta de atenção, aliada a atitudes imprudentes nas grandes vias, causam diversos acidentes. Destacamos que os condutores devem seguir as regras de trânsito, além de usar os equipamentos de segurança como o cinto, nos carros, e o capacete, nas motos”, disse o diretor.
Poluição sonora – As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Ministério Público de Mosqueiro, estarão no distrito durante o final de semana para orientar os veranistas e fiscalizar a utilização de aparelhos de grande potência sonora.
André Modesto, da área de fiscalização e monitoramento da Semma, comentou que todo e qualquer som que incomode um grupo de pessoas pode ser denunciado. “Estaremos fiscalizando e orientando os veranistas em relação à poluição sonora. O importante é que cada pessoa que pretende fazer uso de aparelhos sonoros, o utilize de forma ordeira, pois o excesso de ruído afeta a saúde física e mental da população”, explicou André.
Saúde – A saúde ganha destaque durante o mês de julho também, principalmente, quando o assunto é sexo seguro. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) segue até o dia 28 deste mês, com as atividades da campanha Julho Amarelo, em Mosqueiro, Cotijuba, Outeiro, Icoaraci, terminais hidroviários e rodoviários e nas casas especializadas da rede SUS, com o objetivo de reforçar as iniciativas de vigilância e controle, alertando sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais.
De acordo com Reginaldo Junior, coordenador da Referência Técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/AIDS e Hepatites Virais da Sesma, as equipes atuam para combater as epidemias de hepatites virais. “Julho é mês de diversão, e nós estamos aqui para lembrar que nada melhor do que se divertir com proteção, então, faça o uso dos preservativos masculino, feminino e gel lubrificante. Nossas equipes orientam a população e disponibilizam testes rápidos gratuitos para que seja possível diagnosticar essas hepatites de forma precoce”, orientou Reginaldo.
Pets – Às famílias que optarem em levar os animais para viajar é necessário tomar alguns cuidados importantes. Os animais devem ganhar atenção por conta da exposição excessiva ao sol e a possibilidade de transmissão de doenças.
“O ideal é que o animal não seja levado para a praia, em caso de viagens. A possibilidade de transmissão de doenças do ambiente para o animal, e de animal para o homem, aumentam consideravelmente. Para as famílias que optam por deixar o animal em casa, é importante que a alimentação seja mantida em local limpo, água em abundância para a hidratação, além de deixá-lo sob a supervisão de algum parente ou vizinho”, comentou Márcia Alves, médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
As ações da Prefeitura de Belém, em conjunto com os órgãos e secretarias municipais, seguem até o final do mês de julho na capital e nos distritos.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Renan Lobato
Fotos: Tássia Barros