Programação cultural na Presidente Vargas contou com segurança viária e educação para o trânsito

Quem foi à avenida Presidente Vargas neste domingo, 26, pôde aproveitar o grande espaço de lazer em que a via se tornou, para que a população pudesse participar da 4º Avenida Cultural da Prefeitura de Belém, desfrutando de um espaço livre para caminhar, andar de bicicleta, levar o pet para dar um passeio e curtir a avenida sem precisar se preocupar com os veículos ou se irritar com os sons típicos do trânsito.

Interdições – Para assegurar a segurança viária para quem aproveitava o evento e a organização do trânsito para dar fluidez no entorno, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou a interdição da avenida no trecho que vai da  avenida Marechal Hermes até a Carlos Gomes, desde às 7 horas até o término do evento.

As transversais nesse trecho também foram interditadas para bloquear o acesso de veículos à via onde ocorreu a programação cultural. Os agentes de trânsito da Semob estavam posicionados nos pontos estratégicos, garantindo a fluidez para os condutores e a segurança viária dos participantes do evento.

Desvio de itinerários – Para que a população pudesse aproveitar a 4ª Avenida Cultural com tranquilidade, a Semob também determinou o desvio temporário no itinerário das linhas de ônibus que trafegam pela via no trecho interditado, de forma que as linhas que normalmente trafegam pela Presidente Vargas, foram desviadas para seguir pelo Ver-o-Peso, a destino.

Agentes de transporte e agentes de trânsito da superintendência também estavam posicionados na avenida Marechal Hermes com a travessa Piedade e orientaram os condutores de ônibus e os usuários do transporte coletivo quanto a mudança provisória nos itinerários até o término da programação cultural.

Tranquilidade e segurança  – O educador físico Henrique Lacerda disse que o evento é significativo para população, pois incentiva a cultura, lazer e o entretenimento do povo. Além disso,  ele ressalta que a presença e a orientação dos agentes de trânsito nos pontos estratégicos diminui os impactos quanto à mobilidade de quem trafega pelo local. “A interdição deixa o evento concentrado em um lugar só e os agentes conseguem garantir que a mobilidade, seja de carros, seja de ônibus, não seja tão impactada. Todos são atendidos. Quem vem andando e as pessoas que utilizam seus transportes pra se locomover”, pontuou.

Angela Lima participou pela primeira vez do Arrastão do Pavulagem, que fazia parte da programação cultural, e estava entusiasmada de poder andar livremente por uma das avenidas mais movimentadas da cidade, sem a presença de veículos trafegando. Segundo ela, “como é um grande evento, é necessário que seja fechada a rua pra que as pessoas possam transitar livremente e aproveitar o evento. É uma experiência diferente e a presença dos agentes de trânsito garante a segurança de todos aqui. Vi que estão orientando os carros e quem tá a pé”.

Aprender brincando – A atividade na avenida contou ainda com o jogão educativo de trânsito, que tem o formato de um grande tabuleiro, o que torna o percurso mais dinâmico. Nele, as crianças precisam responder corretamente às perguntas e desafios feitos pela equipe de educação da Semob para que consigam avançar no jogo até a linha de chegada. Ao longo da atividade, os pequenos tiveram a oportunidade de se divertir e aprender sobre segurança viária.

Para a chefe da Divisão Educação para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, o jogo é uma forma de se divertir e aprender sobre o respeito às leis de trânsito desde pequenininhos. “O jogão é um ótimo instrumento para levar informação para o público infantil, que desde cedo já vão aprendendo como se proteger e a fazer o certo no trânsito. As crianças se animam e isso faz com que levem esse conhecimento para educar a família”, pontuou.

João Coutinho mora perto da Presidente Vargas e resolveu aproveitar o passeio diferente com a filha, Emanuelle de 8 anos. A pequena se divertiu brincando no jogão educativo com as outras crianças, sob as orientações da equipe de educação da Semob, além de ter acertado todas as respostas, como o significado das cores do semáforo. “É de pequeno que se aprende. Ela gostou bastante de participar da brincadeira e ela aprende rápido. É uma dinâmica muito boa”, aprovou João.

A equipe de educação para o trânsito também orientou os transeuntes sobre segurança viária enquanto os cidadãos observavam o restante da programação cultural.

Foram entregues materiais educativos, com dicas de como se comportar no trânsito para assegurar a própria segurança e também do próximo, independente do papel que está desempenhando, seja de pedestre, ciclista ou condutor de carro ou moto.

Texto:

Amanda Mardock