Projeto da nova Senador Lemos vai beneficiar milhares de pessoas em Belém

A avenida Senador Lemos vai receber nova pavimentação, ciclofaixas, arborização, sinalização, modernização da iluminação pública, calçamento e outros benefícios. O projeto de intervenção na via foi pauta de discussão entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nesta segunda-feira, 4, e representantes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a equipe de projetos especiais da prefeitura. As Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e de Urbanismo (Seurb) também farão parte do projeto.

As obras serão executadas, por fases, em 4,5km de extensão da via e impactarão diretamente os moradores dos bairros do Umarizal, Telégrafo, Barreiro e Sacramenta.

Neste primeiro momento, será iniciada a nova pavimentação pelo trecho da travessa Soares Carneiro com a avenida Senador Lemos, no bairro do Umarizal, no sábado, 9 de abril.

As novas fases da obra ainda estão passando por ajustes e aguarda finalização para divulgação do cronograma dos serviços.

Com a melhoria da via, o comércio também sofrerá um incremento de empreendimentos. Outras redes de serviços chegarão à avenida, o que deve gerar,  inclusive, valorização significativa dos imóveis na área.

Como parte do projeto, serão instalados ao longo da Senador Lemos ecopontos, faixas verdes, projetos de praças, novas paradas de ônibus e espaços de convivência ao longo da Senador Lemos.

Primeiro anel cicloviário da capital – “Na nova Senador Lemos será incorporada a ciclofaixa interligando com a avenida Visconde de Souza Franco com a Dr. Freitas, integrando, posteriormente, um anel cicloviário, o primeiro de Belém”, destacou o coordenador da equipe de projetos especiais da prefeitura, o arquiteto José Raiol.

A implantação da ciclofaixa vai possibilitar uma alternativa segura para o deslocamento na cidade, revelando a preocupação da Prefeitura de Belém em garantir maior fluidez ao tráfego de veículos motorizados, assim como o cuidado e respeito aos direitos dos pedestres e ciclistas.

Texto: Madson Sousa

Foto: Mácio Ferreira/Alessandra Serrão (Ag. Belém)