Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Projeto garante lazer com segurança na orla de Icoaraci

64302_196991O primeiro dia do projeto “Orla Viva”, que tem por objetivo proporcionar aos moradores do distrito de Icoaraci uma área de lazer para famílias, além de jovens e crianças adeptas de esportes como patins, skate e bicicletas, reuniu  neste domingo, 28, cerca de 400 pessoas que lotaram a Rua Siqueira Mendes, entre as Travessas São Roque e Lopo de Castro, no período  entre 18h e 21h.

O projeto é uma iniciativa da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). “A ideia é que, pelo menos um domingo por mês, este trecho seja interditado a fim de proporcionar aos jovens do distrito uma alternativa de lazer mais condizente com seus gostos e necessidades, livres de trânsito e sem precisar correr riscos em outras ruas”, explica José Feio, relações públicas da Adic.

O jovem estudante Marcos Vinícius, de 17 anos, mais do que aprovou o novo espaço. “A gente não tem muito espaço livre dedicado aos skatistas ou mesmo para outros esportes, então quando surge um lugar assim é muito bacana para nós”, afirmou.

Para a família Gaia a iniciativa da Adic foi muito boa, por diversos motivos, pois além de proporcionar lazer à população de Icoaraci, o projeto também evita que muitos jovens fiquem à mercê de más companhias. “Nós precisávamos de um espaço como este aqui em Icoaraci pois, nós que somos adeptos do patins, tínhamos que nos dirigir até o Portal da Amazônia, no Jurunas, para podermos usufruir de um lugar assim”, disse a comerciante Kátia Gaia.

Já o operário de obras João Gaia acredita que o projeto ajuda a evitar que os jovens se envolvam em atos ilícitos. “A gente sabe que o esporte proporciona um escape para que a pessoa não se envolva com coisa errada. Então, poder usar um espaço como esse, onde a gente não precise se preocupar com veículos passando ao nosso lado é muito bom”, elogiou.

A empreendedora Andrea França, proprietária de um serviço de food truck, estava otimista com o movimento no local. Com pouco mais de um mês de negócio, Andrea espera que com a rua de lazer o comércio também seja otimizado naquele trecho. “A gente espera que o movimento seja bom. Estamos bastante empolgados com o grande número de pessoas que vieram pra cá hoje”, disse.

Durante o fechamento da via para a rua de lazer, a travessa Lopo de Castro se tornará mão dupla entre Manoel Barata e Siqueira Mendes no horário de 18h às 21h. A Semob disponibilizará agentes e apoiadores operacionais para garantir a fluidez do trânsito no entorno, enquanto a via estiver fechada para os usuários. “Vamos dar o suporte necessário para que a rua de lazer seja um sucesso e agregue mais qualidade de vida à população de Icoaraci”, afirma Maisa Tobias, titular  da Semob.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais