A rotina na Escola Estadual Avertano Rocha, em Icoaraci, foi alterada na manhã desta quinta-feira, 28, pela presença do projeto ‘Semob na Comunidade’, que levou não apenas aos estudantes, mas à população que vive no entorno do estabelecimento de ensino um leque de serviços prestados pela Semob, além de atividades temáticas.
Idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais puderam emitir a segunda via do cartão Passe Fácil Estudantil (meia-passagem), segunda via do Passe Fácil Especial (deficiente), primeira e segunda vias do Passe Fácil Sênior (idosos a partir de 60 anos) e ainda a Credencial de Estacionamento Preferencial para idosos e deficientes.
“Pra mim foi ótimo porque eu pude retirar a segunda via da minha carteira de meia passagem, que já estava sem funcionar. Com isso, eu estava gastando muito no ônibus”, disse o estudante Sérgio Moreira, de 16 anos. Ele foi uma das quase 80 pessoas atendidas pela equipe da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém, que também forneceu informações e esclareceu dúvidas sobre assuntos relacionados ao órgão.
Do lado de fora da escola, uma blitz educativa na Rua Itaboraí com 15 de Agosto mobilizou agentes de trânsito e educadores da Semob, que atuaram em parceria orientando e educando condutores que estavam cometendo algum tipo de infração.
A chefe de Divisão para Educação no Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, abordou um motorista que transportava uma criança sem a cadeirinha de segurança e o orientou sobre os riscos e cuidados que pais e responsáveis devem ter com a criança, mostrando as possíveis consequências em caso de acidente. “Nosso trabalho é em defesa da vida e as orientações de segurança são indispensáveis nesse contexto. Mais do que punir, o importante é conscientizar e tentar mudar atitudes”, explicou Tatiane.
Nas ocorrências mais graves, os condutores foram orientados e notificados. Os
casos de motos com licenciamento vencido somaram cinco, apenas no período da manhã.
A diretora da Escola Estadual Avertano Rocha, Geovania Paiva, agradeceu o apoio da Semob e solicitou que uma parceria fosse firmada para educar os adolescentes que serão, em breve, os futuros condutores. “Estamos empenhados em trabalhar cada vez mais a educação com os nossos jovens e vamos fazê-lo em parceria com as escolas, sempre buscando uma mudança de comportamento e evitando que herdem as condutas erradas dos pais ou adultos mais próximos”, disse Maisa Tobias, superintendente da Semob.
Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)