O secretário municipal de Urbanismo de Belém, Deivison Alves, esteve em Brasília nos últimos dias 27 e 28 cumprindo uma extensa agenda de reuniões com a Caixa Econômica Federal – CEF e o Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar de investimentos, ou seja, buscar recursos para a conclusão e realização de grandes e estruturantes obras urbanas, fundamentais para melhorar a qualidade de vida do povo de Belém.
Na companhia do deputado federal Cássio Andrade e do chefe da assessoria técnica da Seurb, Damião da Silva Neto, o secretário deu início às negociações com a Caixa Econômica, órgão financiador. Na reunião com o gerente nacional de Planejamento de Redes da CEF, Cristiano Boaventura de Medeiros e equipe técnica, foram apresentados 18 projetos do plano de desenvolvimento urbano de Belém que totalizam um investimento de R$ 697.392.738,90 (Seiscentos e noventa e sete milhões, trezentos e noventa e dois mil e noventa centavos).
“A nossa estratégia foi chegar em Brasília na hora certa, no momento da abertura dos orçamentos, início também do ano legislativo para apresentar esses projetos executivos, organizados e bem fundamentados, de conclusão de algumas obras e realização de outras muito importantes para a mobilidade e infraestrutura urbana e turística, preservação de encostas e valorização do turismo em nossa Belém, especialmente nas nossas belas ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba”, explicou Deivison Alves.
Mobilidade e preservação
Dentre os projetos das grandes obras de infraestrutura e urbanismo apresentados pela Seurb ao Ministério de Desenvolvimento Regional, a conclusão, adequação e modernização do BRT merece destaque, porque é uma das prioridades da atual gestão. São projetos que visam à complementação do BRT Centenário 1º e 2ª etapas, BRT Belém/Icoaraci e BRT Fluvial com interligações com os portos da cidade e a implantação do BRT-ITS (Sistema de Transporte Inteligente) que usa a automação para integrar todo o sistema do BRT proporcionando fluidez com as linhas troncais garantindo segurança, conforto e pontualidade ao usuário.
Outros projetos importantes apresentados em Brasília são os que prevêem a construção de muros de arrimos, preservação de encostas e construção de orlas nas ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba e que poderão ser realizados com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa) com processos de contratação e prestação de contas ágeis e simplificadas. “Ainda teremos reuniões sobre este processo com a Caixa. Então caberá ao prefeito Edmilson e nosso secretário Deivison, definirem quais dessas obras serão contempladas de imediato. Depois dessa definição a gente entra em campo para a execução”, conclui o chefe da Assessoria Técnica da Seurb, Francisco Damião da Silva Neto.
Texto: Cristina Nascimento (Ascom Seurb)
Foto: Divulgação
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu