Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Público lota avenida Presidente Vargas para acompanhar desfile de 7 de setembro

DESFILE MILITAR DO DIA DA INDEPENDÊNCIAQuase 9 mil pessoas, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, participaram nesta segunda-feira (7), em Belém, do Desfile Cívico-Militar, que marca as comemorações do Dia da Independência. Para assistir ao evento, a população lotou o trecho onde aconteceu o desfile, na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade. Entre as autoridades convidadas para prestigiar o momento cívico estava a vice-prefeita de Belém, Karla Martins, que no ato representou o prefeito Zenaldo Coutinho e o Comandante da Guarda Municipal de Belém (GMB), Fernando Queiroz.

Moradora do bairro da Condor, Doraci Calado chegou à Presidente Vargas bem cedo visando “garantir um bom espaço para acompanhar as homenagens”. Ela estava acompanhada de três netos: Laura (5) e dos irmãos Gabriel (6) e Pedro (4). Eles iriam assistir a apresentação do pai, que é militar do exército. “Desde bem pequeno eles acompanham o desfile de 7 de setembro e ficam todos empolgados com cada pelotão que se apresenta, principalmente o que vem com o pai deles”, comentou a avó, apontando para Gabriel e Pedro. Bastante ansioso pela entrada do pai, o pequeno Pedro, o mais novinho da turma, revelou o que deseja ser quando crescer: “quero ser coronel”, disse aos risos e sob orgulho da família.

“O desfile cívico-militar é um dos pontos de destaque nas homenagens à Independência. É quando comemoramos a emancipação política do Brasil”, disse o vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues, que assumiu recentemente o comando do 4º Distrito Naval. “Para todos os que participaram do desfile, militar e civil, crianças e veteranos, o sentimento é de orgulho em poder compartilhar este momento com todo o país”, finalizou.

As apresentações começaram às 9h da manhã, puxadas pelo Grupamento de Ex-Combatentes; União dos Escoteiros do Brasil; Federação de Bandeirantes do Brasil; Grupamento da Marinha Nacional da França; Estado-Maior do Comando-Geral do Desfile; Marinha do Brasil; Exército Brasileiro; Força Aérea Brasileira; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal de Belém; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal; Polícia Civil e Departamento de Trânsito do Pará (Detran).

Guarda Municipal – 250 homens do efetivo da GMB participaram do desfile militar. Eles foram distribuídos em oito pelotões, entre os quais estavam a Banda de Música; o Grupamento de Inspetores; jovens que são atendidos pelo projeto “Anjos da guarda”; o Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC) e o Grupamento de Ronda Tática da Capital (RONDAC).

Além de participar do desfile, mais 150 guardas municipais foram escalados para garantir a segurança do público durante a comemoração, dando apoio a Polícia Militar.

Este ano, o evento foi organizado pela Marinha do Brasil, com apoio do Governo do Estado. “A organização do desfile está de parabéns pela belíssima homenagem feita neste 7 de setembro”, exaltou a vice-prefeita Karla Martins. “Neste momento, a população conhece um pouco do aparato tanto físico quanto material das nossas forças armadas, da polícia integrada e dos órgãos estaduais e municipais”, completou.

Trânsito – Desde às 5h da manhã desta segunda, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estavam nas vias próximas ao local do desfile para organizar o trânsito e orientar os motoristas sobre as ruas interditadas.

Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Redes Sociais