Um novo ponto de fiscalização eletrônica começou a funcionar nesta segunda-feira, 10, em Belém. Os aparelhos instalados nos dois sentidos da avenida Augusto Montenegro (em frente e do lado oposto à estação de rádio da Marinha) serão responsáveis em reforçar a segurança no trânsito da via, fiscalizando condutores que ultrapassem o limite de velocidade permitido que é de 60 km/h.
Além disso, mais quatro pontos de tráfego intenso também tiveram os radares reativados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), sendo os cruzamentos da avenida Almirante Barroso com as avenidas Tavares Bastos, Júlio César, travessa Lomas Valentinas, além da avenida Perimetral, em frente à Escola de Aplicação da UFPA.
De acordo com o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas, os aparelhos da Perimetral haviam sido desligados em virtude das obras de prolongamento e adequação de velocidade da via, enquanto que os da Almirante Barroso foram retirados por conta das obras de edificação das estações do BRT. “Na Perimetral, a velocidade máxima permitida passou a ser de 40 km/h, atendendo a uma solicitação da comunidade escolar presente na área, garantindo a segurança na travessia dos pedestres. Por isso, além de fiscalizar o excesso de velocidade, os aparelhos também farão a fiscalização de outras infrações, como: avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres”, explicou Chagas. “Na Almirante Barroso também haverá fiscalização para coibir essas infrações, porém o diferencial é que a via possui o limite de velocidade estabelecido em 50 km/h”, completou.
Desde o início do mês, agentes educadores da Semob estiveram realizando uma ação educativa para informar a população a respeito do religamento dos radares da Almirante Barroso, Perimetral e ativação dos aparelhos da Augusto Montenegro. Durante a ação educativa não foram emitidas autuações, porém as infrações de trânsito cometidas a partir de hoje, 10, passarão a ser registradas pelos aparelhos. Todos os equipamentos foram reaferidos pelo Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) no mês de abril e estão dentro das normas técnicas exigidas pelo órgão.
Por Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu