Recuperação da ponte do canal do Mata Fome na rodovia Arthur Bernardes resgata cotidiano da população

A manutenção da ponte sobre o canal do Mata Fome, no trecho da rodovia Arthur Bernardes, no bairro Pratinha 2, realizada pela Prefeitura de Belém na última segunda-feira, 28, já beneficia a comunidade. A ponte foi interditada devido a um buraco que abriu ocupando metade da pista na quarta-feira da semana passada, problema que causou muitos transtornos para quem precisava passar pela rodovia.

O conserto, no entanto, foi realizado em tempo recorde pela Prefeitura, para alívio de moradores e comerciantes da área, como é o caso de Marcilene Matias, 40, moradora do bairro da Pratinha 2 e que trabalha em um restaurante próximo à ponte. “A gente teve um pouco de prejuízo, porque a gente trabalha com os motoristas e não tinha como passar as carretas”, contou.

Responsável pelos serviços de recuperação da estrutura, a Secretaria Municipal de Saneamento destaca que está prevista, ainda para este ano, a obra de reforma total da ponte, o que irá facilitar o tráfego de veículos e pedestres no local. Além de melhorar o escoamento do fluxo de água do canal do Mata Fome em dias de maré alta, evitando, assim, possíveis alagamentos na região.

A dona de casa Roseane Cordeiro, 28, relatou que teve dificuldades em utilizar outro caminho para realizar as atividades do cotidiano. Ela disse que os serviços de recuperação da ponte “facilitaram bastante a vida de quem passa por aqui durante o dia a dia”.

Segundo informações da Sesan, o reparo na ponte, que contou com um revestimento de asfalto, durou quatro dias. A recuperação do trecho favoreceu quem utiliza a via para trabalhar ou estudar, já que a rodovia Arthur Bernardes é importante ponto de ligação entre o distrito de Icoaraci e Belém.

Trânsito

Durante os serviços de recuperação da ponte na rodovia Arthur Bernardes, o trânsito no perímetro teve apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Foram estabelecidos, desde a quarta-feira, 23, desvios nos dois sentidos da via: os condutores que acessavam a Arthur Bernardes deviam seguir pela rua Haroldo Veloso, Estrada do Tapanã, rua São Clemente, rua John Engelhard, avenida Arthur Bernardes, a destino. A Semob comunicou que foi destacada uma equipe para orientar das 7h às 18h ao longo do trajeto do desvio.

A ação faz parte do programa Belém Bem Cuidada, da Prefeitura de Belém, que tem como objetivo promover melhorias na iluminação pública, saneamento, paisagismo, limpeza e recolhimento de resíduos sólidos nos bairros e distritos da cidade de Belém.

Texto: Julia Mota  – estagiária de Jornalismo, supervisionada pela jornalista Cleide Magalhães.