A Prefeitura de Belém deu início a mais uma fase da nova licitação do serviço de transporte individual por mototáxi do município. Na manhã desta segunda-feira, 08, servidores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram no terminal de integração do Mangueirão para realizar a abertura do envelope número 1, correspondente à documentação pessoal dos concorrentes a uma das vagas ofertadas.
No total são 1.509 licitantes interessados em se manter na legalidade ou que ainda não são regularizados, mas quiseram participar do certame pela primeira vez. A abertura dos envelopes obedece a uma relação em ordem alfabética dos candidatos que entregaram os envelopes na sessão pública que deu início ao processo e que foi realizada no dia 4 de dezembro de 2017. Cada concorrente é representado por uma numeração. Nessa segunda-feira foi realizada a abertura dos envelopes do número 1 ao número 504; no dia 9 estão agendados os que vão do número 505 ao 1.008; e no dia 10 o atendimento será realizado do número 1.009 ao 1.509. Sempre no período de 8h30 às 16h30.
“A abertura dos envelopes serve para certificar que a documentação exigida no edital foi entregue corretamente e ela é realizada na frente do próprio candidato para testificar a lisura do processo. Nesse momento está sendo realizada a abertura do envelope de número 1, que é aquele correspondente à documentação pessoal do candidato. Os que estiverem aptos nessa etapa serão convocados posteriormente para a abertura do envelope de número 2, referente à proposta técnica, que avalia as condições da motocicleta”, explica a presidente da Comissão Permanente de Licitação da Semob, Yasmin Albuquerque.
Com 11 anos de profissão, o mototaxista Alex Júnior faz parte da turma de legalizados que participou da primeira licitação realizada pela Prefeitura de Belém ainda em 2013. Alex conta que depois que se legalizou, o trabalho melhorou bastante. “Com a regularização passamos a trabalhar de forma mais segura, não somos mais marginalizados e a própria população confia ainda mais no serviço”, comemora.
A lista com os nomes e numerações dos concorrentes está disponível no site www.belem.pa.gov.br/semob.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu