Prestes a ter mais uma etapa inaugurada, o sistema BRT Belém recebeu, nesta, quinta-feira, 27, a visita de uma equipe de representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal Acompanhados pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e os engenheiros do Consórcio BRT, vistoriou todo o percurso de quase 20 quilômetros onde está sendo implantado o sistema.
A visita começou pelo Terminal São Brás, onde é feita a integração com os ônibus que vêm da Augusto Montenegro. Depois, eles seguiram pela estrutura do BRT que está pronta, desde São Brás até o Tapanã, passando pelo elevado, o segundo trecho de canaleta e o Terminal Tapanã, que serão entregues esta semana. Eles também percorreram do terceiro trecho, que está na reta final de obras, até o Terminal Maracacuera. Participaram de uma apresentação do projeto e de um balanço da execução da obra feito pelo engenheiro do Consórcio BRT responsável pela obra. Por fim, visitaram as instalações do Terminal Mangueirão, em operação há dois anos.
O secretário nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Moraes Junior, explicou que a visita visa o estreitamento de relações entre o Ministério das Cidades e os governos estadual e municipal. “Estamos visitando obras estaduais e municipais que têm investimentos do Ministério no sentido de verificar possíveis problemas e entraves nessas ações, para juntos verificarmos as soluções ao desenvolvimento do sistema BRT”, afirmou.
Segundo o secretário, a intenção do Ministério também é de observar como os investimentos em mobilidade são empregados. “É importante verificar se as obras têm prosseguimento com celeridade e é o que podemos observar aqui, onde em três anos, já existe uma rede do BRT implantada numa extensão de quase 20 quilômetros de extensão e pronta para entrar em operação”, afirmou Inácio.
Para o prefeito Zenaldo Coutinho, a presença dos representantes do Ministério das Cidades é muito importante para implantação dos projetos do BRT, não apenas na Augusto Montenegro, como também na Centenário e no Centro. “Esse acompanhamento é fundamental para que o agente financiador possa ver in loco as obras e constatar como está a execução. Isso garante confiabilidade na nossa gestão para continuar recebendo os investimentos do Ministério e da Caixa”, defende o prefeito.
Participaram também da visita, pelo Ministério das Cidades, Ricardo Caiado, diretor de Mobilidade Urbana e Clever Almeida, diretor de Planejamento Urbano. Representando a Caixa, participaram Marcelo Santos, Carlos Alberto Rocha e Roberto Moreira.
Por Jaqueline Ferreira
Fotos: Tássia Barros
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu