Rodoviários e usuários de ônibus recebem orientações de segurança no trânsito

Semana do Bebê - Semob
Semana do Bebê – Semob

O transporte de crianças pequenas dentro dos coletivos que rodam no município foi um dos temas abordados na ação realizada na manhã desta quarta-feira, 24, pela Prefeitura de Belém em alusão à Semana do Bebê e ao Movimento Maio Amarelo.

A ação ocorreu em uma parada de ônibus localizada no cruzamento da travessa Castelo Branco com a avenida Governador Magalhães Barata, em São Brás. Agentes educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) abordavam rodoviários e passageiros com dicas e orientações sobre a maneira correta de seguir viagem com crianças nos ônibus. “Chamamos a atenção para esse fato porque é comum flagrarmos situações em que crianças estão apoiadas nas janelas dos coletivos, muitas das vezes com parte da cabeça ou braço para o lado de fora do veículo, e por serem pequenas não têm noção do perigo que estão correndo. Por isso, é muito importante que os próprios pais ou responsáveis estejam atentos para isso”, alertou a chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

A estudante Ellen Andrade foi uma das mães abordadas pelos educadores da Semob. Acompanhada de seu filho, Pietro Gabriel, de sete anos, Ellen conta que para tudo toma as precauções necessárias, sobretudo quando está com seu filho. “Além de usuária do transporte público, também utilizo o carro da família e sempre presto atenção em ter esses cuidados repassados pelos educadores”, disse Ellen.

Há três anos trabalhando como rodoviário, o motorista Rodrigo Freitas garante que sempre atenta para transportar seus passageiros com segurança. “Às vezes, acontece de algumas crianças quererem viajar sentadas no capô do ônibus, mas nunca permito e direciono para que elas sentem no local adequado”, conta.

Assistência Social – Também como parte da programação da Semana do Bebê, toda a rede de assistência social montada pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) está com oficinas, palestras e workshops acontecendo diariamente com o objetivo de conscientizar as mães e futuras mães sobre a importância do cuidado materno durante a primeira infância.

No dia de hoje, 24, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jurunas preparou uma oficina de confecção de brindes direcionada para grávidas, além de uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis na gravidez, alimentação saudável e nutrição do bebê.

“A Semana do Bebê é extremamente importante no sentido da conscientização, pois em muitas situações encontramos mães adolescentes cuidando de bebês, e elas precisam dessa orientação e de refletir sobre seu papel na vida daquela criança, assim como de uma família toda empoderada que possa auxiliar neste processo”, destacou a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo.

A estudante Brenda Siqueira, de 19 anos, está à espera da primeira filha, que se chamará Bella Valentina. Ela está com sete meses de gestação e começa a preparar o baby chá da filha. Por isso, aproveitou a oportunidade da oficina no CRAS para inovar na hora dos brindes.

“Não sabia fazer esses brindes, só costurar, e como o chá já é dia 17 de junho, achei que seria uma boa oportunidade”, disse Brenda, que aprendeu a fazer enfeites de pássaro e pipas, entre outras coisas.

Assim como Brenda, a estudante Thaís Farias, de 17 anos, encontrou na oficina a oportunidade de aprender um ofício novo que vai lhe ajudar na hora de fazer o baby chá do filho ou filha. Thaís está com 5 meses de gravidez e ainda não sabe o sexo do bebê.

“Estimula a gente a aprender coisas novas, eu sempre gostei de participar de palestras aqui no Cras, mas essa é minha primeira oficina, e como já estou começando a pensar do chá do bebê vai me ajudar muito”, afirmou.

A programação da Semana do Bebê continua em todos os 12 CRAS, cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), oito espaços de acolhimento e no Centro de Convivência Zoé Gueiros, até sexta-feira, 26.

Já a programação do Maio Amarelo continua dia 25, onde está marcada uma blitz educativa com foco no estacionamento irregular no Ver-o-Peso e, nos dias 26 e 27, a Semob encerra a programação do Movimento Maio Amarelo com uma ação conjunta com a OAB/PA e Parque Shopping, de combate ao uso irregular de vagas especiais em estacionamentos privados.

*Com colaboração de Kennya Corrêa.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Fernando Sette – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)