Romeiros do Círio das Crianças recebem orientação sobre segurança no trânsito, na Praça Santuário

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou quinhentas abordagens aos devotos durante a concentração para a Romaria das Crianças, neste domingo, 15. Agentes de Educação para o Trânsito orientaram sobre segurança no trânsito, na chegada dos devotos à Praça Santuário, enquanto aguardavam o início da missa, e, depois, na saída da procissão.

“É importante repassar orientações sobre condutas seguras no trânsito em grandes eventos, em especial quando se trata de locais com grande aglomeração de crianças, que são o futuro para um trânsito melhor em nossa cidade”, enfatizou a agente Karime Rodrigues. “No Círio das Crianças, os pais, junto com os filhos que acompanharam a procissão, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o tema”.

Orientação e prudência

A professora Natália Andrade aprovou a iniciativa da Semob. “Educação para o trânsito devia ser papel de todos. Quantos acidentes poderiam ser evitados se houvesse prudência no trânsito”, pontuou a professora.

Natália considera necessária a ação nesse período, do Cirio, quando muitos romeiros chegam a Belém e não conhecem o trânsito na cidade. “A orientação é mesmo necessária”, reforçou. Ela ia acompanhar a Romaria junto do filho Joaquim, de 1 ano, e também da mãe e do esposo.

Consciência

“É muito importante que as pessoas tenham a consciência das leis do trânsito e andem com segurança”, enfatizou a cabeleireira Zolima do Carmo Silva, aprovando a ação educativa da Semob. Ela aguardava a missa começar e iria acompanhar a romaria pela primeira vez, acompanhada da mãe, Gersina Siqueira.

Responsabilidade

“A vida no trânsito é responsabilidade de todos. Muitos acidentes ocorrem por causa de imprudências”, pontuou o frentista Antônio Oliveira, apoiando as abordagens educativas pelos agentes da Semob.

Ele e a esposa, Taynara Silva, levaram o pequeno Tales, 4, de anjinho, para acompanhar a missa e a procissão, quando foi abordado pelo agentes, com orientação educativa.

Texto:

Rosangela Gusmao

Veja também