Moradores do bairro da Pratinha começaram a chegar cedo neste sábado, 25, pela manhã na Praça Isa Cunha, atraídos pela ação cidadã da Prefeitura de Belém. Realizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a ação ofereceu emissão de diversos documentos, testes médicos, vacinação, educação e lazer.
A aposentada Raimunda Ferreira gostou da praticidade ofertada pelo evento. Moradora do bairro, ela acompanhou as netas para tirar a carteira de meia passagem para estudante.
Através da ação, Débora Emanuely, 14 anos, e Ana Letícia, 12 anos, já deram entrada nos pedidos de emissão de 1ª e 2ª via da carteirinha. “Achei muito bom. Pegamos pouca fila e voltamos para casa com tudo resolvido”, contou Raimunda Ferreira.
Atendimento integrado
Já o barman Manoel Souza acordou cedo para conseguir renovar a carteira de identidade. As senhas para o serviço foram limitadas e a procura grande. “O meu RG já estava muito velho. Esse evento veio no momento certo, estava com problema no banco e precisava tirar documento”, afirmou.
A diarista Maria Augusta da Silva Santos foi em busca da certidão de nascimento, mas aproveitou a manhã de sábado para cuidar um pouco da saúde. Vacinou contra Covid-19 e gripe, além de fazer testes rápidos para diabetes, malária, doença de Chagas, HIV e sífilis. “Fiz tudo que tinha direito. Nem a minha irmã e a minha filha que estavam só me acompanhando escaparam da injeção”, revelou em meio aos risos.
Número de Atendimentos
Ao todo, foram 588 atendimentos realizados durante a ação solidária, realizada entre 8 horas e meio-dia. A ação contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Sesma) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), além da parceria da Polícia Civil, Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel).
“Ações como essas são necessárias para promover a união dos esforços dos governos municipal e estadual e ampliar os serviços para a população”, explica titular da Semob, Ana Valéria Borges.
Texto: Leonardo Fernandes
Foto: Ascom/Semob