Secretaria Municipal de Urbanismo faz reforma emergencial no trapiche de Icoaraci

• Atualizado há 4 anos ago

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) iniciou imediatamente as obras de reforma emergencial no flutuante do trapiche de Icoaraci, que foi ao fundo, sem vítimas, na manhã desta quarta-feira, 30 de junho. Os operários estão trabalhando dia e noite, para entregar o trapiche revitalizado nesta sexta feira, 02 de julho. A intenção da Seurb é reestabelecer a tranquilidade e a segurança na travessia para Cotijuba e demais ilhas, não comprometendo o primeiro final de semana de julho, que, tradicionalmente, atrai grande fluxo de veranistas para essa região do município.

A previsão é de que o trapiche reformado seja entregue, nesta sexta-feira, junto com a nova iluminação e outras melhorias que deixarão a Vila Sorriso iluminada para o Verão da Gente.

A Seurb já havia realizado uma reunião com a empresa responsável pela obra no fluante, no dia 30 de março deste ano, com o objetivo de garantir a conclusão dos serviços. Nessa data, ela se comprometeu a realizar os ajustes necessários na estrutura. No dia 21 de maio, a empresa foi notificada pela Secretaria por não ter realizado os ajustes. 

A reforma emergencial do trapiche vai garantir mais conforte e segurança para os usuários. O flutuante será redimensionado e acoplado a uma rampa maior e mais confortável, junto com um novo guarda-corpo e defensores, para garantir a segurança dos usuários.

“Fizemos a correção do flutuante, adicionamos a rampa, os guarda-copos e os defensores. É uma obra emergencial, porém de qualidade e fiscalizada de perto por nossos engenheiros. Vai garantir o bom uso, até que seja finalizado o processo licitatório, para a construção do novo trapiche de Icoaraci, o que deve ocorrer no segundo semestre”, explicou o diretor de Obras Civis da Seurb, Edilberto Abreu.

Iluminação e nova orla para abrilhantar o “Verão da Gente” – A orla de Icoaraci, o trapiche e o mercado vão estar iluminados, para receber os visitantes da “vila sorriso” e  que não dispensam um pôr do sol na baía do Guajará, regado à água de côco, na orla do charmoso distrito de Belém.

A orla ambém está passando por reformas estruturais, sendo que já está com 90% dos serviços concluídos. A obra teve um custo total de R$ 1.400.709,00. “A previsão de entrega é no final do mês de agosto. Estamos fiscalizando diariamente essa obra, para garantir a sua qualidade. Afinal é nosso dever acompanhar a boa aplicação dos recursos públicos”, afirmou o fiscal de Obras da Seurb, engenheiro Marco Bessa.

Fiscalizar as obras de perto é a orientação na Secretaria. “Estamos empenhados em retomar as obras que encontramos paradas, especialmente nas praias e ilhas de Belém, para garantir qualidade e segurança para nossa população, nesse verão da gente”, finaliza o secretário municipal de Urbanismo, Deivisson Alves.

Texto: Cristina Nascimento

Veja também