Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Segunda licitação para mototaxistas tem início nesta quinta-feira, 18

???????????????????????????????????????. ???????????????????????????????????????.Nesta quinta-feira, 18, a partir das 9h, na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), ocorre a entrega de envelopes da documentação de habilitação e proposta técnica dos interessados em concorrer à segunda licitação para o transporte individual de passageiros por meio de mototáxi. É a última oportunidade para quem quer se legalizar na profissão.

Dessa vez serão oferecidas 1.250 vagas que restaram da concorrência pública anterior, realizada pela Semob em outubro do ano passado. Na ocasião apenas 750 mototaxistas estavam aptos a concorrer à licitação, por isso a necessidade de se realizar uma nova seleção este ano. Os interessados devem entregar os documentos exigidos em edital e a proposta técnica para desempenhar o serviço na sede da Semob, localizada na Avenida Júlio César, nº 1026.

Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o curso especializado em transporte de passageiros é uma das exigências à regulamentação e é oferecido gratuitamente pelo Sest/Senat. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter idade mínima de 21 anos, estar habilitado na categoria A por no mínimo dois anos, ter a motocicleta registrada no próprio nome, não ter antecedentes criminais e pertencer a uma das entidades de mototaxistas cadastradas junto à Semob.

A relação dos nomes dos candidatos que passaram em todas as fases e que estão aptos a oferecer um transporte de qualidade na capital e distritos será publicada no Diário Oficial do Município. Depois disso, Belém passará a contar com mais uma opção de transporte público, desta vez de forma regular e segura, tanto para os mototaxistas como, e principalmente, para os usuários, que poderão reconhecê-los facilmente por meio de uma padronização visual nas roupas, equipamentos e motocicletas.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Renan Ribeiro
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais