Segundo sábado de julho começa a movimentar saída para Cotijuba e Mosqueiro

Desde cedo, a movimentação de veranistas foi intensa no trapiche de Icoaraci e no terminal de Mosqueiro, em São Brás, neste sábado,10, no segundo final de semana de julho, dentro da ação Verão da Gente, da Prefeitura de Belém. No terminal hidroviário Ruy Barata, ao contrário, apresentou um fluxo bem fraco de usuários na travessia para a região das ilhas, em especial o Combu.

Para evitar aglomeração no trapiche de Icoaraci, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) autorizou viagem extra da linha municipal que faz a travessia Icoaraci/Cotijuba. Dessa feita, a primeira viagem ocorreu às 8h05. A segunda travessia foi às 10 horas. “Chegamos bem cedo, pois já esperávamos encontrar muita gente e filas”, comentou a dona de casa Manuella Mylleide.  Acompanhada da família, iria aproveitar o fim de semana em Cotijuba. Ela ficou surpresa, pois a travessia foi antecipada em uma hora e disse que apesar da movimentação, estava tudo tranquilo.

A auxiliar de limpeza Edna Aviz foi pega de surpresa também, pois achava que o embarque seria às 9 horas e quando chegou ao trapiche, o navio já estava partindo. Ela e a família esperaram pelo embarque das 10 horas. Todos estavam ansiosos para aproveitar o lazer em Cotijuba. Apesar da movimentação, o ambulante Antônio José de Oliveira espera conseguir aumentar a sua venda de chapéus, já a partir de meados de julho, quando o fluxo de usuários deve se intensificar e acredita que fará boas vendas.

Apesar da movimentação deste sábado ter sido bem maior que a do sábado passado, e das viagens extras nos dois primeiros fins de semana, a expectativa é que o grande fluxo de usuários no trapiche de Icoaraci ocorra a partir do próximo e terceiro final de semana. É o que garante o gerente da Navegação Confiança, Zelito Almeida. “Para evitar aglomeração, liberamos o navio assim que completou a capacidade de 330 passageiros, por volta de 8 horas da manhã”, disse o funcionário da empresa proprietária do navio Lady Liria, que faz a linha municipal gerenciada pela SeMOB, na travessia para Cotijuba. Nas duas viagens da manhã, um total de 660 veranistas atravessaram na linha municipal.

Assim que o navio partiu, a bilheteria foi novamente aberta, pois, uma fila já havia se formado para comprar passagem. A movimentação no embarque dos barcos gerenciados por uma cooperativa, também, era intensa na rampa. Mas, tudo ocorrendo dentro da organização.

Frota para Mosqueiro recebeu reforço

No terminal de Mosqueiro, em São Brás, a fila estava extensa antes das 7 horas da manhã. Porém, com a grande oferta de ônibus, saindo a cada 10 minutos, por volta de 11 horas, já haviam poucos usuários para embarcar à ilha de Mosqueiro. A frota foi aumentada em até 15 ônibus e a cada fim de semana, poderá ter um acréscimo dependendo da demanda.

A superintendente da SeMOB, Ana Valéria Borges e o diretor de Transporte, Fernando Pinho acompanharam toda essa movimentação no terminal de São Brás, principalmente, se os horários de saída estavam sendo cumpridos.

“Já havíamos previsto que iria aumentar a demanda e a tendência é que nos próximos também aumente e a SeMOB, através da diretoria de transporte, está monitorando esse serviço e a cada final de semana a gente pretende aumentar a frota de acordo com a demanda”, explicou o diretor de transporte, Fernando Pinho.

“A nossa grande preocupação é zelar pela segurança de todos os usuários, para que aproveitem esse veraneio de forma segura”, disse a superintendente, reforçando o cuidado da SeMOB quanto ao cumprimento do protocolo sanitário contra a Covid-19, promovendo o distanciamento físico, evitando aglomeração e orientando quanto ao uso correto de máscara e do álcool em gel.

Desde sexta-feira, dia 9, o serviço conta também com uma linha especial com ar condicionado operada por micro-ônibus e com uma tarifa diferenciada, conforme explicou o diretor de transporte da SeMOB. Pelo terminal de Mosqueiro, de 4h40 até às 12h55, foram feitas 41 viagens. Ou seja, saíram pelo terminal, nesse período, 1760 usuários. O horário de pico ocorreu entre 6h30 e 11 horas da manhã.

Texto: Rosangela Gusmao