Segundo sábado de julho registra intensa movimentação na saída para as ilhas do município

Este segundo sábado de julho, 9, levou muita gente para a parada de ônibus da linha Mosqueiro-São Brás, pela manhã.  Logo cedo uma fila se estendeu pela Praça Araújo Martins. A estudante Lívia Rodrigues chegou cedo com o marido e os filhos para aguardar pelo embarque. “Vamos curtir o final de semana na praia”, contou.

Agentes de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) organizaram a fila e orientaram no momento do embarque. Os agentes também fiscalizaram os horários de chegada e de saída dos ônibus.

Apressadas para chegar em Mosqueiro,  a secretária  Vera Duarte, a confeiteira  Andreza Duarte e a operadora de caixa  Ester Duarte, tia e sobrinhas respectivamente, optaram por viajar em pé, apesar dos ônibus estarem saindo a cada 10 minutos. “Estamos ansiosas para chegar à praia”, disse Vera. Porém, pouca gente fez a mesma opção. A grande maioria preferiu aguardar para viajar sentada.

Reforço na frota

Para garantir melhor oferta de ônibus,  a Semob determinou o reforço operacional da frota nos finais de semana de julho (de sexta-feira à segunda-feira) dentro da Operação integrada Verão da Gente da Prefeitura  de Belém. Assim, neste sábado,  o acréscimo foi de 15 ônibus, totalizando uma frota de 25 veículos.  Até às 13 horas foram realizadas 35 viagens. Ou seja, 1.575 passageiros saíram do terminal de São Brás para a ilha.

Cotijuba – A travessia para Cotijuba,  a partir do Trapiche de Icoaraci, foi bem movimentada na manhã de sabado. A Semob determinou a realização de duas viagens da linha municipal do navio Lady Líria pela manhã. A primeira saiu às 8 horas e a segunda, às 10 horas.

O navio saiu com a capacidade de lotação. Durante a manhã, cerca de 700 passageiros atravessaram para Cotijuba nas duas viagens da linha municipal.

A dona de casa Tainá Gonçalves Ferreira foi à fila para comprar passagem. Ela e os filhos estavam bastante animados com a perspectiva de passar o final de semana na praia. “Vamos passear e aproveitar a praia”, disse.

Fiscalização – Em Icoaraci,  agentes de trânsito orientam o trânsito da rua Siqueira Mendes, que dá acesso ao trapiche. Dessa forma, garantem a segurança viária  dos que acessam o trapiche e asseguram a fluidez.

Em Mosqueiro, a orla da ilha estava bem movimentada. Tanto na praia, como na calçada. Apesar da maré baixa, muitos banhistas aproveitaram a praia.

Agentes de trânsito da Semob fiscalizaram os acessos às praias para garantir a fluidez, em rondas com motocicletas e em pontos fixos na Vila e no caramanchão. Mosqueiro recebeu reforço e, nesse período de veraneio, foram destacadas três viaturas e três motocicletas.

Texto: Rosangela Gusmao