Segurança viária e organização no trânsito foram garantidos durante a Avenida Cultural neste domingo, 22

É muito bom poder caminhar livremente numa das principais e movimentadas avenidas de Belém,  que possui um intenso fluxo  de veiculo no trânsito. Acompanhada de uma programação cultural,  melhor ainda. Em sua terceira edição a Avenida Cultural  foi realizada na avenida Presidente Vargas, neste domingo, 22, de 9  às 14 horas, pela Prefeitura de Belém,  através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Interdições – Para garantir a segurança viária ao público participante das atividades de lazer e shows culturais  a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditou a Avenida Presidente Vargas, no trecho entre as ruas Gaspar Viana e Oswaldo Cruz, bem como, as transversais nesse trecho, como as travessas 13 de maio, Manoel Barata, Ó de Almeida e Aristides Lobo, para não permitir o acesso de veículos à avenida.

As interdições  e o desvio feitos pela Semob  ocorreram partir de 6 horas até o término do evento. As linhas de ônibus  foram desviadas para o Ver-O-Peso, a destino. A superintendente Ana Valéria Borges esteve presente ao evento e conversou com  a equipe envolvida na ação.

Agentes de trânsito se posicionaram nos dois  pontos no trecho interditado da Presidente Vargas para orientar os condutores e garantir a segurança viária dos pedestres, a organização e fluidez  no trânsito das vias do entorno do local de realização do evento cultural.

Os agentes orientaram  os condutores nas esquinas das ruas Gaspar Viana e Oswaldo Cruz, que estavam abertas para o fluxo de veículos, garantindo a segurança viária dos participantes do evento. A rua Oswaldo Cruz  ficou aberta para o condutor em direção à 1° de Março  e a Gaspar Viana,  no sentido Assis de Vasconcelos.

Desvios  – A Semob providenciou o desvio de linhas de ônibus,  que foi feito a partir da Marechal Hermes,  com a travessa Piedade. Todas as linhas que sobem a avenida Presidente Vargas, foram desviadas para o Ver-O-Peso, a destino. Os agentes de transporte se posicionaram no ponto de desvio, para orientar os motoristas de ônibus e usuários do sistema transporte coletivo  quanto aos itinerários e locais de embarque e desembarque.

Segurança  viária e muita alegria

Quem foi à Presidente Vargas   para participar do evento, aprovou a ideia e sugere maior periodicamente.  Afinal,  não é  todo o dia que uma avenida  como a  Presidente Vargas tem um trecho disponível exclusivamente  para o pedestre  desfrutar dos shows e atividades  culturais, andar de bicicleta, de patins, de skate ou simplesmente caminhar e aproveitar a via sem se preocupar com os veículos ou barulhos do trânsito, de buzina de carro.

O contador Walter Araújo levou a  Lobinha para passear na avenida   pois ele costuma levar a cadelinha para passear na praça.  “Acho interessante a iniciativa, queria mais vezes para poder andar livremente pela rua com a Lobinha e ter uma segurança  maior”, pontuou. Ele defende que a Prefeitura precisa investir mais nessas iniciativas. “Seria interessante se ocorressem duas vezes no mês,  e se tivesse atividade para pet seria bem melhor”, completou.

“Meu sogro mora próximo,  no bairro da Campina. E quando vimos que rua estava fechada, resolvemos vir passear com as crianças” , contou o administrador Vinícius Leite, acompanhado do pequeno Tomás de um ano e meio. “Vi uma experiência semelhante quando morei em São Paulo. Todos os domingos fecham a Paulista  e é muito bacana porque acaba criando mais um espaço seguro para gente poder ter um ambiente ao ar livre para poder brincar com as crianças”, observou.

Vinícius achou a estrutura muito bem montada e distribuída, com a presença agentes de trânsito,  policiamento, ambulância e tende a engrandecer. “Um ou dois domingos ao mês ou todos os domingos  tem tudo para fortalecer ,  até pela proximidade da  Praça da República,  você acaba criando um espaço ainda maior”, pontuou o administrador.

Tranquilidade – O consultor de negócios Jailton Costa, na saída da academia,  tratou de pedalar pelo trecho interditado da avenida. “Acho importante essa iniciativa da Prefeitura, pela oportunidade  de lazer, principalmente,  para quem mora aqui no centro”, observou. Segundo ele, é a oportunidade para a família aproveitar o lazer com suas crianças, com segurança e tranquilidade.  “Como existe  em outras capitais, acho importante que a Prefeitura mantivesse uma periodicidade nesses eventos”, finalizou.

Texto:

Rosangela Gusmao