A Prefeitura de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), montou uma ampla programação alusiva à Semana Nacional do Trânsito – SNT 2021, de 18 a 25 de setembro, com o tema: No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vida: Ver e Ser Visto. O alvo são os mais vulneráveis no trânsito como pedestres e ciclistas.
A superintendente da SeMOB, Ana Valéria Borges, chama a atenção para a consciência das pessoas que, em algum momento específico, assumem o papel de pedestre, em outro momento, de ciclista, motociclista e motorista.
Cada papel corresponde à atitude e responsabilidade que podem evitar acidentes e salvar vidas. “É importante termos a consciência que, no trânsito, os mais fortes sempre devem proteger os mais vulneráveis “, orienta.
A abertura da semana será feita às 8 horas da manhã do dia 18 de setembro, no mall da academia do It Center, localizado na Avenida Senador Lemos, com uma grande ação de prestação de serviços sociais à comunidade.
O Colégio Impacto também disponibilizou espaço em suas instalações para receber a ação que, além da SeMOB, contará com serviços prestados pelas secretarias municipais de Saúde (Sesma); Serviço Nacional do Transporte (Senat); Serviço Social do Transporte (Sest); Hemopa; Polícia Rodoviária Federal (PRF) e rede Oral Blue.
Programação inclui pessoas com deficiência
Na tarde do domingo, dia 19, haverá Blitz Educativa, com orientação e distribuição de material educativo no Portal da Amazônia, no horário de 16 às 20 horas. Na segunda-feira, dia 20, mais atividades educativas de orientação ao trânsito com a Blitz Educativa para os ciclistas nas ciclofaixas/ciclovias da Avenida Augusto Montenegro, sobre o comportamento seguro e uso dos equipamentos de segurança. Agentes de educação para o trânsito da SeMOB estarão fazendo ação no período de 7 às 10 horas.
Inclusão e interação não vão faltar no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que transcorre na terça feira, dia 21. A SeMOB vai promover o Espaço Inclusivo, com circuito de Bike Inclusiva e feirinha de produtos artesanais.
O circuito acontecerá de 9 horas ao meio-dia e a feirinha, de 9 às 17 horas, um projeto do professor Ivan Júnior que ensina pessoas com alguma deficiência a andar de bicicleta . Segundo os organizadores, a Bike Inclusiva ajuda na interação, através da atividade lúdica, além de ser uma prática terapêutica.
Na quarta-feira, dia 22, é dia de análise de dados Estatísticos. No Encontro Vida no Trânsito de Belém, a Sesma vai fazer a apresentação dos dados Estatísticos coletados pelo PVT, no Auditório da Secretaria.
Trânsito mais inclusivo
Dia 22, também é o Dia Mundial Sem Carro. E a nossa campanha será digital nas redes sociais da SeMOB (Twitter, Instagram, Facebook e Site) para conscientizar, sensibilizar e estimular a população sobre o uso de outros modos de deslocamento como: o transporte público, a bicicleta e o compartilhamento em automóveis.
É uma forma de tornar o trânsito um local mais inclusivo, eficiente, eficaz a todos e menos poluente. A proposta é que haja o compartilhamento nas redes socais das demais secretarias e da Prefeitura de Belém.
O Sest/Senat entra na parceria e vai realizar campanha educativa aos rodoviários, no Terminal da Universidade Federal do Pará (UFPA), com orientações de direção defensiva, no horário de 7 às 10 h. da quinta-feira, dia 23.
Pedestres, ciclistas e motociclistas conscientes
A SeMOB fará a ação educativa “Pedestre Consciente “ que pretende orientar a travessia correta na faixa de pedestre. A campanha será feita de 8h30 às 11 h. de sexta-feira, 24, na avenida Pedro Álvares Cabral (atrás do IT Center).
Já no dia 25, último dia da Semana Nacional do Trânsito, a SeMOB realizará a Blitz Educativa envolvendo pedestre, ciclista, motociclista e motorista, de 7 às 10 h., na avenida Arthur Bernardes, no trecho do semáforo em frente à Unidade de Saúde da Pratinha.
A programação da Semana Nacional do Trânsito elaborada pela SeMOB será encerrada em alto estilo, no domingo, dia 16, com o passeio ciclístico “Conhecendo Belém de Bike”.
Com um percurso de 6,5 km, o passeio terá concentração no Complexo Ver-o-Rio, às 7 horas, com previsão para sair às 8 h, com destino ao Portal da Amazônia. A proposta da atividade é integrar atividade física e cultura.
Durante o trajeto haverá paradas em pontos turísticos e monumentos históricos. Por isso o passeio conta com o apoio da Fumbel e Belemtur, que apresentarão a cidade ao grupo de ciclista participantes.
Texto: Leonardo Fernandes.
Foto: Arquivo – João Gomes.