Semana Nacional de Trânsito inicia com campanha educativa em Belém

6b661b7f-2ee5-4901-9bb8-7d57e9d9a293 35dc22d6-30be-48f3-bc1f-33275780c4f0A programação da Prefeitura de Belém em alusão à Semana de Trânsito deste ano começou na manhã desta terça-feira, 18, com uma ação educativa na faixa de pedestres localizada no cruzamento das avenidas Nazaré com Generalíssimo Deodoro. A campanha deste ano tem por tema “Nós Somos o Trânsito!” e tem por objetivo estimular que todos os atores que compõe o trânsito no município adotem práticas em que cada um assuma seu papel para que o trânsito seja mais cidadão.
Em um esquete bem humorado, a equipe de arte educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) abordou questões relativas ao desrespeito ao pedestre durante a travessia e segurança no trânsito. “Durante a ação, incluímos duas situações mais comuns no dia a dia do trânsito na capital, onde um ciclista era flagrado pedalando sobre a faixa de pedestre, quando a forma correta é ele descer da bicicleta para fazer a travessia, e um pedestre atravessando de maneira distraída, quando o certo é ele manter sua atenção voltada ao que está ocorrendo ao seu redor. Dessa forma, buscamos despertar a consciência de que o trânsito é feito por todos e que por isso cada um deve fazer sua parte para que ele se torne mais seguro”, disse o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.
A aposentada Maria Benedita de Matos é moradora do bairro de Nazaré e disse que sempre procura fazer sua parte, atravessando em locais adequados e respeitando o tempo semafórico. “Quando estou acompanhada, de vez em quando acontece de alguém me chamar para atravessar a rua enquanto o sinal ainda está vermelho para o pedestre, com a desculpa de que o número de carros diminuiu, mas sempre me nego porque antes de tudo me preocupo com a minha segurança. Acredito que a ação tocou em dois pontos cruciais que foi o ciclista desrespeitando a faixa e o pedestre que também foi imprudente”, avalia.
863abe46-7ae0-44b7-8bd8-46a099da39bd
A programação continua nesta quarta-feira, 19, no Espaço Criança do Shopping Castanheira, em que haverá a apresentação de peça de teatro, música e brincadeiras alusivas ao trânsito seguro além da exposição de trabalhos de alunos das escolas da rede pública e privada do município, em continuidade ao projeto Trânsito para o Futuro. A ação ocorrerá em dois horários, pela manhã (de 10h15 às 12h) e pela tarde (de 14h às 17h).
Na quinta-feira, 20, no horário de 14h às 19h, será realizada uma blitz educativa com orientação sobre vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no estacionamento do Shopping Castanheira.
Na sexta, 21, a partir das 10h30, ainda no Shopping Castanheira, haverá o lançamento de uma campanha institucional da Prefeitura de educação para o trânsito, além da realização da atividade intitulada “O idoso e o trânsito”, que contará com a apresentação de palestra sobre os direitos e deveres dos idosos no trânsito, vídeos e teatro em uma das salas do Cine Moviecom. Ainda na sexta-feira haverá continuidade da blitz educativa no estacionamento do shopping, no horário de 14h às 19h.
Nos dias 20 e 21 as ações da Semob também contarão com a emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência no próprio shopping, das 14h às 19h (no dia 20) e de 10h30 às 19h (no dia 21).
Para a emissão da credencial de idoso, se o mesmo estiver na condição de passageiro é preciso apresentar um documento oficial de identificação, comprovante de residência atualizado do município de Belém e o documento do veículo que o transporta. Se o idoso for o condutor é preciso que o documento oficial apresentado seja a carteira de habilitação. Os documentos para emitir a credencial de estacionamento da pessoa com deficiência são os mesmos, acrescido de laudo médico emitido por junta médica, contendo uma descrição detalhada e técnica sobre a restrição física ou mental, com o respectivo Código Internacional de Doenças – CID.
No sábado, 22, será realizada uma blitz educativa em alusão ao Dia Mundial Sem Carro e de respeito às ciclofaixas. A ação será realizada a partir das 8h na ciclofaixa da rua dos Mundurucus, próximo à Praça Batista Campos.
No domingo 23, ainda alusivo ao Dia Mundial sem Carro, haverá um trabalho de conscientização no trânsito em meio à programação da Rua de Todos, na avenida Visconde de Souza Franco, a partir das 15h.
Na segunda-feira, 24, será realizada mais uma campanha de conscientização dos direitos dos autistas no uso do transporte público de Belém e na orientação para as regras de convivência com o passageiro que tem necessidades específicas no convívio em sociedade. A campanha, que iniciou em maio, durante o Maio Amarelo, contará com a parceria da Associação de Mães e Amigos de Autistas (Amaap) e será realizado em dois períodos, sendo o primeiro de 9h às 11h, no ponto de ônibus localizado na avenida José Bonifácio, próximo à escola Lar de Maria, e o segundo período no horário de 15h às 17h na avenida Senador Lemos com a travessa Alferes Costa.
Encerrando a programação da Semana Nacional de Trânsito haverá uma mesa redonda no Comando da Guarda Municipal de Belém, situada na avenida Pedro Álvares Cabral, onde a Sesma, por meio do Projeto Vida no Trânsito, fará a apresentação de dados estatísticos consolidados do primeiro trimestre dos anos de 2016, 2017 e 2018 a respeito do trânsito na capital. O encontro será realizado na terça-feira, dia 25, a partir das 8h30.
Por Ricardo Miranda
Foto: João Gomes