Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Semana Nacional de Trânsito leva informação ao público infantil

92437_318831Na tarde desta terça-feira,19, a quadra de esportes da  Escola Estadual Américo Souza de Oliveira, no bairro do Tapanã, ficou repleta de crianças que participavam atentamente de palestras e brincadeiras de conscientização por um trânsito seguro. A programação, promovida pela prefeitura de Belém, faz parte da Semana Nacional do Trânsito que até quinta-feira,21,concentra suas ações em escolas municipais, estaduais e privadas.
A educação das crianças no trânsito e, em especial, a formação dos futuros condutores são o principal foco desta etapa da programação da Semana Nacional do Trânsito, por isso a equipe de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) organizou palestras, apresentações teatrais e atividades lúdicas que levam os pequeninos a refletir sobre o assunto e aprender de forma divertida.
A peça teatral “Minha escola faz a diferença no trânsito”, por exemplo, que encena o tema da campanha deste ano, abordou os direitos e deveres de cada um no trânsito, e o assunto recebeu reforço com a presença do Semobinho, mascote da Semob, que sempre é atração principal na hora de chamar a atenção das crianças para as regras de trânsito. “Eu gostei, achei bem interessante e muito engraçado o jeito que eles explicam. Quando eu começar a dirigir vou parar no sinal vermelho, pois vejo que muitos adultos ultrapassam o sinal” , disse a aluna do 5° ano, Erilene Kathyn.
Carmem Shirley, diretora da escola Américo Souza de Oliveira há 10 anos, reforça que o trabalho de educação para o trânsito é de extrema importância.“Realmente tem que trabalhar esse assunto nas escolas com as crianças, pois quando elas forem para o trânsito vão levar o que aprenderam aqui na sua formação”, elogiou.
A professora mais antiga da instituição, Julia Potter, que começou a ministrar aulas em 1984, aprova a iniciativa da prefeitura de Belém em realizar campanhas dentro das escolas porque, segundo ela, isso incentiva seus alunos a serem pessoas melhores na sociedade. “É importante a conscientização no trânsito. Seria ideal que todos os professores estimulassem este tema em sala de aula para termos um resultado melhor”, recomendou.
Nesta quarta-feira, 20, as ações de educação para o trânsito dentro das escolas vão estar de 14h às 17h na Escola Municipal Gabriel Lage. Na quinta-feira, 21, a última instituição a receber a ação será o Sistema de Ensino Equipe, no período de 9h às 12h.
“Esse projeto de levar educação para o trânsito aos alunos do ensino infantil e fundamental ocorre ao longo de todo ano, mas se intensifica em datas como a Semana Nacional do Trânsito. Estamos trabalhando na formação deles, ensinando como se prevenir de acidentes, pois eles são a base para um trânsito melhor hoje – porque influenciam os adultos da própria família – e no futuro, quando eles forem os principais atores do trânsito”, destacou a chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.
Por Isabele Moreira
Fotos: Tássia Barros

Redes Sociais