Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Semana Nacional do Trânsito mobilizou 3.487 pessoas em nove dias de programação

Mais de 3.400 pessoas foram impactadas com as atividades ocorridas durante nove dias de intensa programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito, transcorrida de 18 a 25 de setembro. Esse total corresponde ao quantitativo de pessoas atendidas e mobilizadas para trabalhar na ação social, visitantes, expositores e participantes da ação inclusiva, abordagens nas ações educativas e engajamentos nas redes sociais. A programação foi organizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), entre os dias 18 e 26, culminando com uma caminhada turística e ecológica, denominada Conhecendo Belém.

A superintendente Ana Valéria Borges informou que o foco da Semana Nacional do Trânsito foi o ciclista e o pedestre. “É necessário respeito e empatia ao olhar o outro como olhamos a nós mesmos, afinal durante a vida nós somos pedestres, ciclistas, motoristas e até mesmo motociclistas. E é com esse olhar cuidadoso que gostaríamos de ser tratados”, destacou.

A superintendente ainda reforçou o cuidado que os mais fortes no trânsito devem ter com os mais vulneráveis. O prefeito Edmilson Rodrigues, presente à abertura, enfatizou a importância da educação para o trânsito e das ações da SeMOB, para aumentar a malha cicloviária, além do projeto de transformar Belém na capital nacional das bikes, até o final do governo dele.

Prestação de serviços – Uma grande ação de prestação de serviços à comunidade abriu a semana do trânsito. Foram realizados 884 atendimentos diversos, oferecidos pela SeMOB em parceria com a  Secretaria Municipal de Saúde  (Sesma), Sest/Senat, Hemopa,  PRF e OAB. A abertura aconteceu no hall da academia do It Center e teve como ponto alto a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e missa. Estima-se que mais de mil pessoas passaram pelo local, no horário de 9h às 13h.

Foram realizados 75 atendimentos pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU) da SeMOB e pelo Setransbel, para emissão  da meia-passagem,  Cartões Sênior  e Especial  e credencial de vaga para estacionamento (idoso e PCD). A Coordenação de Processamento de Recursos de infrações (CPRC) da SeMOB realizou 10 atendimentos e a Ouvidoria fez oito encaminhamentos. Algumas crianças aproveitaram para aprender as regras de trânsito brincando no joguinho idealizado pelo setor de Educação para o Trânsito da SeMOB. 

Oral Blue montou um escovódromo com pias e kit com escovas, onde 30 crianças realizaram higiene bucal, com supervisão e aplicação de flúor. “A orientação feita pela odontopediatra tem um peso importante na saúde oral para incentivar as crianças a manterem a higienização em casa, da mesma forma como foram repassadas, na ação social”, explicou o presidente do grupo Sandoval Ribeiro, ressaltando a importância da ação da SeMOB.

A Sesma realizou 624 atendimentos, com vacinas, testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicemia, entrega de auto teste de HIV e orientações de saúde. “O evento marcou o início de uma integração entre sesma e SeMOB, com ações de prevenção e promoção  da saúde e também buscando diminuir o número de acidentes de trânsito na nossa cidade e o número de atendimentos nas urgências e emergências provocados por acidentes”, disse Maisa  Gomes, coordenadora da RT Prevenção de Acidentes é Violências, da Sesma.

Para a assistente social do Hemopa, Betânia Mourão, “a importância da parceria é favorecer o aumento do estoque de sangue, visando atender as diversas demandas transfusionais”. O hemocentro captou 29 bolsas de sangue, durante a ação. A OAB realizou 24 atendimentos na orientação em diversos casos. “O que prova que a parceria gera frutos, ajudando a pôr em ordem a vida das pessoas”, avalia Ana Cristina Louchard, presidente da Comissão de Trânsito da OAB. 

O Sest/Senat realizou 23 orientações de saúde bucal, postura adequada na hora de dirigir, orientações de psicologia e esclarecimentos sobre os cursos e orientações diversas que envolviam o trânsito em nossa cidade. “Essa parceira é muito importante, pois sempre agregará valores para que possamos sensibilizar a população de Belém para um trânsito mais seguro”, observou a coordenadora Sest- Serviço Social do Transporte, Sthefany Avis. Já a PRF realizou 61 atendimentos de educação para o trânsito com o Cinema Rodoviário.

Inclusão e interação – A Semana do trânsito de Belém também debateu a inclusão. O dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, transcorrido no dia 21 de setembro, contou com um espaço inclusivo, dentro da programação. O circuito foi montado, na área coberta do It Center, usando cones, fitas e pneus. A ação ocorreu em parceria com o projeto Bike Inclusiva, idealizado pelo professor Ivan Arruda Junior, que ensina as pessoas com alguma deficiência a andar de bicicleta, com segurança.  

O evento contou ainda com oficina de pintura, brincadeiras de educação para o trânsito e de uma feira de produtos artesanais, com expositores das lojas colaborativas Grupo Mundo Azul, a Organização Não Governamental Mães Guerreiras do Pará e a Associação de Mães e Amigos dos Autistas do Pará (AMAAP), que vendem, dentre outros produtos, brinquedos educativos, materiais adaptados e pedagógicos. 

Um total de 100 pessoas participou do evento, entre alunos, mães, expositoras, visitantes e alunos do Colégio Impacto que foram conferir o circuito montado no local. Segundo o professor, o espaço dentro da programação da SNT foi fundamental. “Agradeço a oportunidade que a SeMOB  nos possibilitou para fazer esse trabalho, mostrando que todos são capazes, todos podem ser inclusos e podem fazer a diferença”, disse.

Educação para o trânsito – Durante toda a semana, agentes de Educação para o Trânsito da SeMOB realizaram quase 1.500 abordagens em faixas de pedestres e ciclofaixas, orientando pedestres e ciclistas em pontos problemáticos como as avenidas Pedro Álvares Cabral com a São Benedito, Augusto Montenegro com a rua da Marinha e Arthur Bernardes, na Pratinha, além do Portal da Amazônia.

A chefe de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da SeMOB, Tatiane Pinheiro, disse que o foco da ação foi a segurança na travessia de pedestre e circulação do ciclista. “A ação chamou a atenção do pedestre para a travessia correta na faixa, orientando para que todos adotem novas posturas e comportamentos seguros que priorizem a vida”. 

Quanto aos ciclistas, o objetivo foi alertar sobre as regras de circulação segura, reforçando o uso de equipamentos de segurança. “A ação também chamou a atenção dos condutores para o compartilhamento do espaço público de forma pacífica e harmoniosa, cada um respeitando o espaço do outro”, explicou a chefe da CDET.

Conhecendo Belém – Em parceria com a Belemtur, a SeMOB realizou a caminhada turística e ecológica Conhecendo Belém, no domingo, dia 26, encerrando com chave de ouro a semana do trânsito. Percorrendo o centro histórico, os participantes tiveram a oportunidade de caminhar e observar a Belém pelo ponto de vista de sua história, patrimônio e pontos turísticos. 

A guia turística Ana Ruth Santana explicou que foi uma oportunidade muito grande da população conhecer, de fato, a cidade, a importância da  sua história, assim como os pontos turismo. “Belém é rica em história e acervos e tem um grande potencial para o turismo”, disse.

Para a diretora de Turismo da Belemtur, Ana Maria Dias Santiago Pereira, a iniciativa de fazer o percurso a pé, permitiu um conhecimento dos pontos turísticos para as pessoas que acompanharam. Ela ressaltou a importância da parceria com a SeMOB, “porque a operacionalidade do Turismo necessita das ações e comunicação de Trânsito”. 

A superintendente Ana Valéria Borges encerrou a programação da Semana do Transito esperando que o evento não se extinguisse naquele dia. “Que a gente continue a ter respeito e responsabilidade no trânsito, independente do período em que estamos. Torço para que, no ano que vem, já tenhamos responsabilidade maior e menos sinistros no trânsito”, finalizou.

Texto: Rosângela Gusmão.

Fotos: Ascom SeMOB.

Redes Sociais