A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB está com novo pátio de retenção que abriga veículos retirados de circulação das ruas de Belém por cometerem irregularidades às normas de trânsito. O novo pátio está localizado na Travessa Padre Eutíquio, esquina da Travessa Quintino Bocaiúva, onde antes funcionava o Movimento República de Emaús, no bairro do Jurunas.
Com o objetivo de desafogar o número de veículos apreendidos no pátio de retenção e descentralizar o local para onde todos os carros guinchados por infração de trânsito são enviados, a SeMOB dividiu a cidade em setores, cada um correspondendo a um pátio de retenção para onde são encaminhados veículos guinchados dentro de sua área de abrangência. Anteriormente, os veículos retidos em toda Belém eram enviados somente ao pátio de retenção da VIP Leilões, localizado na Travessa Presidente Castelo Branco, próximo à Rodovia Arthur Bernardes, no bairro do Tapanã. Agora para lá serão levados exclusivamente veículos guinchados nos bairros de Águas Lindas, Aurá, Barreiro, Benguí, Cabanagem, Castanheira, Curió-Utinga, Guanabara, Mangueirão, Maracangalha, Marambaia, Miramar, Parque Verde, Pedreira, Pratinha, Sacramenta, São Clemente, Souza, Tapanã, Telégrafo, Una, Val-de-Cães, Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Para o novo pátio, da empresa Coliseu Multiservice, serão encaminhamos os veículos guinchados nos bairros de Batista Campos, Campina, Canudos, Cidade Velha, Condor, Cremação, Fátima, Guamá, Jurunas, Marco, Nazaré, Reduto, São Brás, Montese e Umarizal.
O procedimento para retirada do veículo continua o mesmo: o usuário pode imprimir o boleto de pátio e guincho direto no site da SeMOB (www.belem.pa.gov.br/semob), disponível cerca de 2h após o guinchamento, e com o boleto de pátio e guincho pagos deve se dirigir à sede da SeMOB, na avenida Júlio César, 1026-A, para procedimentos administrativos. Só depois de liberado pela SeMOB é que o proprietário deve se dirigir ao respectivo pátio para onde seu veículo foi conduzido. Ressalte-se que, por uma questão de segurança, apenas o proprietário ou alguém portando procuração particular reconhecida em cartório pode fazer a retirada do veículo. No site da SeMOB há um modelo de procuração disponível ao usuário.
FERIADO
A SeMOB informa que, em virtude do feriado da adesão do Pará à independência, o atendimento ao usuário não funcionará nesta sexta-feira, 15. No sábado, 16, apenas o setor de liberação de veículos guinchados funcionará em regime de plantão no horário de 8h às 11h.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes – Comus