Semob altera ordem de aferição de radares

• Atualizado há 9 anos ago

Sem DescriçãoPor uma questão de logística, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém fez uma alteração na ordem dos radares que serão aferidos pelo Instituto de Metrologia do Pará – Imetropará nesta quinta-feira, 25. Ao invés de aferir o radar da avenida Perimetral, em frente ao NPI, conforme anunciado, a Semob promoverá hoje a aferição do radar da avenida Senador Lemos com a Dr. Freitas.

Em virtude da aferição, além do cruzamento estarão interditadas a partir das 22h30 a Avenida Pedro Álvares Cabral com Dr. Freitas, e a Senador Lemos com Alferes Costa, além de passagens adjacentes. Veículos de passeio poderão fazer desvios por ruas próximas. Ônibus não precisarão desviar, mas ficarão retidos na via, que será liberada em tempos intervalares durante o teste exatamente para o tráfego de coletivos.

“Neste horário o número de coletivos já é bastante reduzido. Fazemos a interdição e, de tempos em tempos, liberamos o tráfego para que não haja atrasos no itinerário nem prejuízo aos passageiros de transporte público”, detalha Manoel Pinheiro, técnico em segurança no trânsito da Semob.

Conclusão das aferições

Com a inversão de datas, o radar da Perimetral será aferido na próxima terça-feira, 28, encerrando o trabalho de aferição dos novos radares instalados em Belém. Já passaram pela análise do Imetropará os equipamentos localizados na Av. Pedro Álvares Cabral com Pass. Mucajá (sentido bairro-centro), Av. Pedro Álvares Cabral com Tv. Dom Pedro I (dois sentidos), Av. João Paulo II com Tv. Humaitá (dois sentidos), Av. João Paulo II com Tv. Mauriti (dois sentidos), Av. João Paulo II em frente ao Batalhão de Polícia Ambiental – BPA (dois sentidos; somente excesso de velocidade), Av. Senador Lemos com Av. Dr. Freitas (sentido centro-bairro), Av. Dr. Freitas com Av. Senador Lemos (sentido bairro-centro) e Av. Centenário com Rua Major Seda (dois sentidos). O radar da Av. João Paulo II com passagem Matilde, que não estava no cronograma original, foi incluído e aferido na última terça-feira, 22.

“Este radar da João Paulo II com passagem Matilde não é novo. Ele estava em outro ponto e há alguns meses foi deslocado para lá, a pedido da própria população. Aproveitamos o trabalho com o Imetropará para fazer nova aferição neste equipamento que já estava instalado no novo endereço, para dar ainda mais garantias à população”, justifica o técnico da Semob.

Passado o período de testes, o Imetropará emite os laudos que habilitam os radares a iniciarem a captação de imagens, a serem transformadas em notificações. “Depois que aferimos o radar ele é lacrado e a Semob não pode mais mexer. Essa é a garantia de que o radar está dentro das conformidades, dando maior garantia aos condutores”, ressalta o metrologista Alício Dias.

 

Texto: Esperança Bessa
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também