A Aldeia Amazônica começa a ganhar as cores do carnaval, com o início dos ensaios técnicos das escolas de samba nesta quarta-feira,4, e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob dará apoio orientando o trânsito no entorno da área a partir das 19h. A operação prosseguirá até o final de semana, quando os desfiles oficiais tomarão conta do local.
Para os ensaios, a avenida Pedro Miranda será interditada nos dois sentidos desde a travessa Lomas Valentinas até a avenida Dr. Freitas. Os veículos que seguem no sentido centro-bairro terão que entrar na travessa Mariz e Barros e seguir pela avenida Marquês de Herval. Quem vem na Dr. Freitas para acessar a Pedro Miranda pode seguir na via e entrar na Marquês de Herval ou pegar a Pedro Miranda e desviar na Alferes Costa, para depois acessar a Antônio Everdosa a destino. O cruzamento da Lomas Valentinas com Pedro Miranda estará totalmente interditado, pois será utilizado para retorno dos carros alegóricos.
As linhas de ônibus que transitam pela área, no sentido bairro-centro, deverão seguir pela travessa Lomas Valentinas, depois pela pista da direita da Avenida Duque de Caxias, fazer o retorno próximo à Travessa Dr. Enéas Pinheiro, retornar à Duque e seguir pela Travessa Mauriti, a destino. No sentido centro-bairro, os ônibus deverão seguir pela Avenida Pedro Miranda, Travessa Mariz e Barros, Avenida Duque de Caxias, Travessa Lomas Valentinas, a destino.
Além disso, o terminal das linhas Sacramenta-São Brás, Sacramenta-Humaitá e Sacramenta-Presidente Vargas, que está localizado na avenida Pedro Miranda, entre travessa Alferes Costa e avenida Dr. Freitas, vai ser deslocado para a esquina da rua Antônio Everdosa com travessa Alferes Costa.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Ascom Semob
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)