SeMOB apresenta balanço da fiscalização no feriadão de Corpus Christi

• Atualizado há 4 anos ago
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) divulgou nesta terça-feira (8) o balanço da Operação Corpus Christi, realizada entre os dias 2 e 6 de junho. A fiscalização teve o intuito de evitar aglomeração, com base no protocolo de segurança  contra a contaminação pela Covid-19
A operação contou com apoio da SeMOB e participação da Polícia Militar, Bombeiro Militar, Detran, Guarda Municipal e Defesa Civil. Foram vistoriadas as principais vias de fluxo de trânsito e de acesso às praias e balneários de Mosqueiro, Cotijuba e Combu.
A SeMOB redobrou a vigilância durante o feriadão nos pontos de embarque, tanto para os ônibus Belém-Mosqueiro (em São Braz), quanto para as embarcações nos terminais Ruy Barata e de Icoaraci, para garantir o cumprimento dos horários de saída dos ônibus e barcos.
Durante o feriadão, de Icoaraci para Cotijuba, foram realizadas duas viagens por dia, que transportaram 1.881 pessoas, que representaram a venda de 1.317 bilhetes de passagem inteira e de 240 bilhetes de meia-passagem e a concessão de 324 isenções. Quanto ao atendimento ao protocolo sanitário contra o Covid-19, referente ao uso correto de máscaras e a manutenção do distanciamento físico, foram efetuadas 171 abordagens de orientação.
Já no Terminal de Mosqueiro, o cumprimento dos horários de chegada e saída dos ônibus também foi alvo de fiscalização dos agentes de transporte. Na quinta-feira, dia 3, desde as 5h30 da madrugada até o final da manhã, cerca de 900 pessoas embarcaram no terminal da linha de Mosqueiro, em São Braz. Os ônibus saíram num intervalo de 20 minutos, respeitando a capacidade de lotação. Durante a manhã, foram 20 saídas para Mosqueiro, uma demanda considerada baixa, tratando-se de um feriado prolongado. “Às 11h30 não tinha mais fila no terminal de ônibus Belém-Mosqueiro”, disse o coordenador de fiscalização e vistoria da SeMOB, Raimundo Rodrigues Neto.
Poucas pessoas também compareceram ao Terminal Hidroviário Ruy Barata, para fazer a travessia para a ilha do Combu. Segundo informações do presidente da Cooppertrans, uma das cooperativas que realizam a travessia para a ilha do Combu, foram transportadas cerca de 2.500 pessoas. Os agentes da SeMOB realizaram abordagens, quanto ao uso correto de máscaras e ao distanciamento físico. Também foi feita durante o feriado a sinalização no terminal Ruy Batata para demarcar o distanciamento social na fila de compra de bilhetes.
Os agentes da SeMOB, numa ação conjunta com as forças policiais do Estado e Prefeitura, também agiram para coibir infrações, como estacionamento em local proibido. Em Outeiro, as ações de fiscalização de trânsito foram realizadas na quinta-feira, no sábado e no domingo, de 8 às 13 horas e de 15 às 19 horas. Já em Mosqueiro, as ações de fiscalização de trânsito ocorreram de quinta-feira a domingo, sendo que na quinta-feira, no horário de 8 às 13 horas; na sexta-feira, de 8 às 19 horas; e no sábado e domingo, de 8  às 17 horas.
Texto: Leonardo Fernandes
Foto: Ascom SeMOB

Veja também