SeMOB atua na fiscalização e orientação no trânsito dos distritos de Belém

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) participa do Verão da Gente da Prefeitura de Belém com ações de fiscalização no trânsito dos distritos de Belém, além das ações no transporte, como aumento de frota para Mosqueiro e Outeiro e viagens extras para Cotijuba, além das orientações quanto ao protocolo de segurança da Covid-19.

Dentro da operação Verão da Gente, os agentes de trânsito fazem a fiscalização e orientação aos condutores de forma a coibir fila dupla, estacionamento em ciclofaixa e garantir a fluidez do trânsito, evitando engarrafamento nos principais corredores de acesso às praias, em Outeiro e Mosqueiro, e às orlas de Icoaraci e ao Portal da Amazônia. A SeMOB também dá o apoio às outras forças de segurança em operações que visam melhorar a segurança na ilha, como a fiscalização do decreto estadual Nº 800 e da proibição de som automotivo nas orlas de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci.

Para essa ação, de 1º de julho e 2 de agosto, a SeMOB mobilizou um efetivo de 12 agentes para atuar em Mosqueiro, oito em Outeiro e dois em Icoaraci, além de São Brás no terminal de ônibus para Mosqueiro e Outeiro.

Segundo explica o coordenador de Operação de Trânsito, Elias Jardim, neste segundo fim de semana de veraneio, mais dois agentes foram destacados para Cotijuba, dois na Praça Princesa Isabel, no terminal hidroviário Ruy Barata, e dois em ronda no Portal da Amazônia. Em Cotijuba, os agentes de trânsito atuam na organização do trânsito, na área de acesso ao trapiche da ilha, de forma a evitar aglomerações.

SeMOB atua no controle dos veículos que entram em Mosqueiro

Outra novidade deste segundo fim de semana de veraneio, é a contagem, pela SeMOB, de quantos veículos entraram em Mosqueiro durante a manhã. “É um demonstrativo de movimentação de quantos veículos entraram na vila, em determinados horários. Essas informações são estatísticas pra dimensionar a quantidade de agentes que podemos usar na ilha”, explica o diretor de trânsito, José Roberto Broni.

De acordo com o medidor, no sábado, dia 10, no horário de 8h às 9 horas passaram 849 carros; de 9h às 10 horas, foram 807, de 10h às 11horas, 530 veículos e de 11h às 12 horas, 591. Logo, de 8h às 12 horas acessaram 2.777 veículos, na ilha. O maior pico ficou entre 8h e 10 horas, totalizando 1656 veículos que entraram em Mosqueiro, até as 10 horas da manhã.

Na Vila, a ação é feita de manhã até às 9 horas e à tardinha a partir das 18 horas, onde o fluxo de veranistas aumenta, justamente, em função da movimentação nas barracas de lanches e no mercado. A ação garante maior fluidez ao trânsito na área.

Ainda em Mosqueiro, a SeMOB programou a sinalização vertical e horizontal das vias que estão sendo asfaltadas numa parceria da Prefeitura com o governo estadual. A Vila, a Praça do Carananduba e a área do Caramanchão já contam com a sinalização revitalizada, que, segundo Elias Jardim, facilita o trabalho dos agentes na orientação no trânsito.

Fiscalização em Icoaraci atua no trânsito e no controle das embarcações para Cotijuba

As ações de fiscalização da SeMOB, em Icoaraci, segundo explica Elias Jardim, se concentram na orla para coibir estacionamento em fila dupla e na ciclofaixa, na extensão do trapiche até a praia do Cruzeiro, garantindo a fluidez e evitando congestionamento. As equipes também dão apoio aos agentes de trânsito na saída e na chegada do navio Lady Liria, que faz a linha municipal, gerenciada pela SeMOB, na travessia Icoaraci/Cotijuba/Icoaraci. Durante a fiscalização na orla, na noite do sábado, dia 10, foram flagrados e autuados veículos estacionados e ciclofaixas e faixas de segurança.

Em outeiro, as ações constam da fiscalização no pórtico, em apoio às outras forças de segurança, como a Polícia Militar e Guarda Municipal, além da orientação no cruzamento da avenida Nossa Senhora da Conceição com a rua Franklin de Menezes, em apoio aos agentes de transporte na orientação e organização no embarque e desembarque do transporte coletivo, viabilizando o fluxo no cruzamento, impedindo a parada de veículos por tempo superior ao necessário para o embarque e desembarque, evitando assim, aglomerações.

Em Belém, nesse período de férias escolares, a SeMOB intensificou a fiscalização no Portal da Amazônia, com rondas, no horário de 17h às 22 horas, orientando o trânsito e coibindo estacionamento irregular e fila dupla, visando a fluidez no local.

Texto: Rosângela Gusmão.