Neste final de semana, entrou em operação a linha Outeiro/Brasília – São Brás explorada pela empresa TRANSCAP, com final de linha na pracinha da Brasília. A partir de agora, Outeiro conta com mais uma empresa que operará uma linha de ônibus semi-expressa na Avenida Augusto Montenegro, ou seja, as paradas ocorrerão em pontos pré-determinados e as viagens serão mais rápidas. Também teremos modificações no itinerário da linha em São Brás, onde o ônibus seguirá pela avenida Gov, José Malcher, Castelo Branco, Gentil Bittencourt, José Bonifácio e Almirante Barroso, conforme explicou o gerente de tráfego David Silva.
Esse novo serviço vai ampliar o atendimento dos serviços de transporte público no Distrito do Outeiro. “A prioridade dada pelo governo do prefeito Edmilson Rodrigues é de reduzir a assimetria no atendimento da rede de transporte, ampliando o acesso e ajustando a relação entre a oferta e demanda dos serviços de transporte público coletivo”, disse a titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Ana Valéria Borges. Segundo a Superintendente da SeMOB, a empresa TRANSCAP inicia a sua operação, no Outeiro, com uma frota de 10 veículos dotados de elevadores. O proprietário da Transcap, José Tavares, explicou que, conforme a demanda de usuários, no decorrer da operacionalização, poderá aumentar a frota em mais cinco a 10 ônibus. A Superintendente informou ao proprietário da empresa que a área da pracinha receberá sinalização horizontal e vertical e contará com um abrigo de parada de ônibus. Inclusive, a solicitação já foi feita para a Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB), responsável pela implantação de abrigos.
A área, inclusive, poderá ser valorizada com o fomento da economia, pois, haverá grande movimentação de usuários e de operadores no local. Afinal, será uma oferta diária de 45 viagens de segunda a sábado e de 37 viagens aos domingos e feriados. O que significa dizer que a nova empresa durante a semana, transportará uma média de mais de 11 mil usuários, durante a semana, e de quase 3 mil, durante domingo e feriado. “A fiscalização da SEMOB está em Outeiro acompanhando essa operação”, garantiu a titular da SeMOB que, juntamente com o Diretor Geral, José Roberto de Oliveira acompanhou hoje de manhã, o serviço dos agentes de transporte da SEMOB na fiscalização da operação (cumprimento dos horários das viagens e das condições dos coletivos e de seus elevadores).
A entrada de mais uma empresa e oferta maior de ônibus para o distrito de Outeiro é fruto de muita mobilização dos moradores e das integrantes da Comissão de Transporte de Outeiro, que desde o início deste governo vem se reunindo com a SeMOB, debatendo a situação e buscando formas de solucionar o problema. “É uma luta de muitos anos, mas, as nossas reivindicações tiveram eco no governo Edmilson Rodrigues, hoje temos acesso à SeMOB, que nos dá a oportunidade de expor e debater nossas questões”, disse Maria Auxiliadora Viana, integrante da Comissão de Transporte.
“A SeMOB oportunizou para a gente esse momento importante para o povo de Outeiro, depois de 16 anos de luta”, disse Aline Duarte, também integrante da comissão. Ela destacou a importância de Franklin Júnior, da Agência Distrital de Outeiro (AROUT) que, segundo ela, ajudou muito na intermediação das reuniões com a SeMOB.
A população comemorou este momento. Suely Coelho mora há 35 anos em Outeiro, no bairro Brasília. Ela disse estar muito feliz, pois, não vai mais correr riscos de ser assaltada ao caminhar certa distância para pegar ônibus. “Agora o ônibus para em frente de casa. Quer coisa melhor?”, disse satisfeita. Ela faz faculdade à noite e chega muito tarde em casa. Agora se sentirá mais segura ao voltar pra casa. A dona de casa Maria Auxiliadora falou da dificuldade em apanhar um ônibus. “A gente tinha que pagar mototáxi para poder chegar na parada de ônibus”, disse, destacando que esse sofrimento acabou.
Além da maior oferta de ônibus, o caminhoneiro Edilson Vale tem mais um motivo para comemorar. Hoje de manhã, estava fazendo testes para trabalhar como motorista da empresa. “O bom de tudo é que moro perto da garagem da empresa, que fica a poucos metros do final da linha”, disse, ressaltando que terá mais comodidade caso passe a trabalhar na empresa. Segundo o proprietário da TRANSCAP, Jose Valente, toda a mão de obra dessa nova linha será de moradores de Outeiro.
Texto: Rosângela Gusmão