O estacionamento irregular é uma das infrações mais cometidas em Belém. A irregularidade é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro como grave com multa prevista de R$ 195,23, cinco pontos na habilitação e possibilidade de remoção do veículo. Mais grave do que isso é o estacionamento irregular em vagas especiais de idosos e deficientes físicos, que desde novembro de 2016, passou a ser considerada gravíssima. O condutor infrator recebe multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na habilitação. No ano passado foram lavrados 45.729 autos de infração relativos a estes tipos de irregularidades.
Para diminuir o número de incidências, principalmente nas vias que concentram grande circulação de veículos e pessoas, na manhã desta segunda-feira, 30, a Prefeitura de Belém deu continuidade à segunda etapa da operação especial de educação e fiscalização na travessa Barão do Triunfo, no bairro do Marco. Realizada no trecho compreendido entre as avenidas Almirante Barroso e João Paulo II, a ação foi deflagrada com o objetivo de coibir as principais infrações de trânsito cometidas na área, como estacionamento ao lado ou sobre o canteiro central e desrespeito à regulamentação imposta na via.
“O trecho é alvo de inúmeras reclamações de moradores das proximidades e, com base nessas denúncias, fizemos um mapeamento da área e a vistoria, onde foram constatadas as irregularidades, como veículos estacionados sobre o canteiro central e em locais proibidos pela sinalização, o que ocasionava no estreitamento da via, prejudicando o fluxo de veículos”, explicou o diretor de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Marcos Chagas.
Ações especiais voltadas para diminuir o número de irregularidades no trânsito já foram realizadas em diversos pontos do município, como na Praça das Mercês, no bairro da Campina, na Praça Dom Pedro II e no Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha, e na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira. O uso correto das vagas preferenciais de estacionamento em ambientes privados também já foi o foco de ações realizadas pela Semob em dois shoppings da capital e o combate à formação de filas duplas em frente às escolas é uma ação constante da Semob.
“Uma das primeiras lições aprendidas no centro de formação de condutores é de que devemos nos atentar à sinalização imposta na via e obedecê-la. Mas na pressa e correria do dia-a-dia, muitas pessoas acabam ‘esquecendo’ dessas lições e cometem irregularidades. Por isso, atreladas às operações de fiscalização, estão as campanhas educativas realizadas pela Semob que buscam chamar a atenção e conscientizar não só condutores, mas todos os personagens que compõe o trânsito, de que as regras de circulação devem sempre ser cumpridas. Por isso, na semana passada realizamos uma ação educativa voltada especificamente para a Barão do Triunfo, antes de entrarmos com a fiscalização”, ressalta Chagas.
Por Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu