Semob e Imetro Pará testam novos radares instalados em Belém

• Atualizado há 10 anos ago

Sem DescriçãoOs novos radares que estão sendo implantados em Belém pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – Semob serão aferidos pelo Instituto de Metrologia do Pará – Imetro Pará a partir desta terça-feira, 13. Os primeiros equipamentos a serem verificados são os da Avenida Centenário e, dentro de um mês, o órgão irá verificar todos os demais equipamentos recentemente implantados na capital.

“Nós solicitamos ao Imetro Pará o processo de aferição como a última etapa do processo de implantação dos equipamentos. Após serem certificados eles já poderão começar a funcionar. Quando um radar começa a funcionar, significa que houve pelo menos três meses de trabalho antes, entre a definição do local, comunicação ao Conselho Nacional de Trânsito, instalação e aferição do Imetro. Tudo para dar a garantia de que ele está no local exato para salvar vidas, e com o nível de precisão máximo”, explica Maisa Tobias, superintendente da Semob.

Para o processo de aferição que começa às 20h, a Avenida Centenário será totalmente interditada às 19h desde a Júlio César até a confluência com a Rodovia dos Trabalhadores. Agentes da SeMOB estarão no local orientando os motoristas e desviarão todo o fluxo de veículos pela Transmangueirão/Rodovia dos Trabalhadores, para depois acessar a avenida Centenário até a Augusto Montenegro (o mesmo vale para o fluxo contrário). Os técnicos do Imetropará irão conferir se a velocidade indicada é a mesma fornecida pelo aparelho medidor através de testes realizados em cinco velocidades, dependendo das condições da pista. A emissão dos laudos é condicionada à verificação dos registros fotográficos.

Além dos radares da Centenário, a aferição ainda deve acontecer nos novos radares da Almirante Barroso, da Augusto Montenegro e da Pedro Álvares Cabral. Após todo este processo, a capital terá, entre antigos e novos, 11 pontos com fiscalização eletrônico em funcionamento.

Texto: Esperança Bessa
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também