A operação para aferição dos radares localizados na Avenida Almirante Barroso com Tavares Bastos foi concluída na madrugada desta quinta-feira,30, e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém- Semob já se prepara para realizar testes em outros equipamentos da via, nos cruzamentos com a Júlio César e Lomas Valentinas ainda no mês de maio.
Os testes, que são realizados pelo Instituto de Metrologia do Pará – Imetropara, iniciaram à meia-noite e se estenderam até às 4h30, quando todas as faixas foram testadas.
“Foi um grande êxito a operação pois, sem trazer impactos para a população, conseguimos realizar todo o teste. Agora seguimos para a aferição dos demais equipamentos da Almirante Barroso, que deve acontecer ainda neste mês de maio”, disse Manoel Pinheiro, técnico em segurança da Semob e responsável pela operação.
A próxima etapa, depois dos testes, é a liberação do laudo que será emitido pelo Imetropará. Depois será publicado no Diário Oficial do Município a relação dos radares que foram aferidos e que já estão aptos a funcionar, mas a Semob alerta que os condutores já devem respeitar a velocidade na via que é de 60km.
“Quando um radar começa a funcionar, significa que houve pelo menos três meses de trabalho antes, entre a definição do local, comunicação ao Conselho Nacional de Trânsito, instalação e aferição do Inmetro. Tudo para dar a garantia de que ele está no local exato para salvar vidas, e com o nível de precisão máximo”, explica Maisa Tobias, titular da Semob.
Texto: Nathalia Petta
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)