SeMOB fará cadastro de vans e micro-ônibus em Mosqueiro

fotos-Tássia-Barros-3-Cópia-300x239SeMOB fará cadastro de vans e micro-ônibus em Mosqueiro Postado em 14 de março de 2014 por COMUS – Coordenadoria de Comunicação Social Em reunião nesta sexta-feira, 14, no Distrito de Mosqueiro, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), anunciou que vai cadastrar as cooperativas de vans e micro-ônibus que farão parte do transporte suplementar na ilha.
Este será o primeiro passo do órgão em direção à regulamentação da categoria que vai atuar apenas no interior do Distrito e que servirá como experiência para a implementação deste tipo de serviço no município de Belém, futuramente.
O cadastramento ocorrerá após o prefeito Zenaldo Coutinho assinar decreto que propõe a regulamentação do serviço de transporte suplementar em Mosqueiro como medida imediata para suprir as carências de transporte público,sentidas diariamente pelos moradores.
A solução foi apresentada pela SeMOB às autoridades, líderes comunitários e representantes da categoria do transporte alternativo após inúmeras tentativas do órgão em estabelecer um transporte regular de qualidade por meio das linhas regulares, porém, sem sucesso.
“Já apresentamos proposta para inúmeras empresas de transporte de Belém, mas nenhuma se interessou em servir Mosqueiro da forma como a ilha merece. Não podemos mais adiar um serviço de qualidade para a população que precisa ter garantido o seu direito de ir vir”, disse a superintendente do órgão, Maisa Tobias.
Após a assinatura do decreto, a superintendência terá 30 dias para regulamentar a categoria e fazer o cadastramento das cooperativas aptas a oferecer o transporte. A expectativa é que antes do mês de julho, quando município recebe grande demanda de público, o serviço já seja oferecido. O processo será feito na própria ilha com apoio da agência distrital.
No regulamento, haverá as regras da função da categoria, complementar ao que está escrito no texto do decreto. “Vamos criar o regulamento para nortear a oferta feita pelo suplementar. Àqueles que não se adequarem não poderão participar do cadastramento” disse o diretor geral, Gilberto Barbosa. Os operadores que estiverem aptos a executar o transporte na ilha vão ter que ofertar o transporte de acordo com a Ordem de Serviço expedida pelo órgão, que determina horários, itinerário, frota por linha, pontos de paradas e regularidade de ônibus. A gratuidade do idoso e a meia passagem dos estudantes também serão assegurados.
“Quem estiver dentro do sistema terá que agir de forma correta. Depois vamos fiscalizar e coibir o exercício da função por aqueles que não estiverem cadastrados, com operações especiais que já vem sendo feitas em Belém”, disse a superintendente.
Só poderão atuar operadores associados às cooperativas cadastradas pela SeMOB, residentes no município de Mosqueiro e que tiverem habilitação na categoria B. Os motoristas que conseguirem autorização do órgão para atuar vão receber uma padronização visual de fácil identificação da população.
fotos-Tássia-Barros-6-Cópia-300x198Para aqueles que conseguirem se regularizar a SeMoB autorizará o Detran a mudar a categoria de particular para aluguel e poderão circular com a placa vermelha. Ainda sem data definida para iniciar o processo de cadastramento, a notícia foi encarada com otimismo pelos moradores que estiveram na apresentação feita pela SeMOB. Como a idosa Maria do Rosário da Costa, moradora do Chapéu Virado, e passageira do transporte feito por vans e mocro-ônibus “Minha preocupação são os idosos que sofrem muito com o serviço do jeito que está.
Tudo isso porque o transporte funciona de forma irregular. Esperamos que com essa mudança, a gente passe a ser respeitado e nosso direito assegurado”, disse. Texto: Elianna Homobono – Ascom SeMOB Fotos: Tássia Barros Edição: Lene Tavares

Leia Mais: http://ww3.belem.pa.gov.br/www/?p=21513