Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Semob faz novo esquema de trânsito para saída do Mangueirão, neste domingo

FOTOS UCHOA SILVA/ COMUS

Uma novidade no trânsito deverá garantir mais fluidez para a saída do Estádio Olímpico do Pará no próximo domingo, durante a disputa entre Remo e Paysandu pelo final do primeiro turno do campeonato paraense. Os blocos de concreto que impedem o retorno de veículos no cruzamento da avenida Independência à altura da rua Major Seda, na entrada do Bengui, serão retirados durante o jogo, para que, ao final, os motoristas trafeguem na Major Seda pela contramão, acessem a Independência e cruzem a pista para o sentido Augusto Montenegro – Júlio César, rumo o centro de Belém.

“Quem vai de carro para o campo conhece bem esse acesso da Major Seda, que passa pelo Instituto de Perícias Renato Chaves. Com a retirada desses blocos de concreto evitamos que o condutor tenha que trafegar na Independência sentido Augusto Montenegro até o próximo retorno, que fica cerca de 10 metros adiante, e assim já cruze direto para a pista que vai sentido centro de Belém”, avisa Marcos Chagas, diretor de Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém. “Assim pretendemos evacuar o estádio em até 45 minutos, menos do que estipula o Estatuto do Torcedor, que é 1h”, projeta.

A Semob irá atuar no Re x Pa com 20 agentes e quatro viaturas, em trabalho conjunto com Polícia Rodoviária Estadual e Detran, que vai se posicionar em especial na área interna do estádio. “Vamos chegar às 10h para evitar o estacionamento no anel viário. Ao chegar cedo, impedimos que aquele torcedor que chega ao meio-dia, estaciona ali seu carro e pega o isopor para fazer o ‘aquecimento’ com os amigos fique no meio do caminho, porque tentar retirá-lo depois é mais difícil”, avisa Walmero Costa, coordenador de Operações do Detran.

O comércio ambulante no entorno do anel viário, que acaba por prejudicar o fluxo de veículos também, será organizado pela secretaria Municipal de Economia, que atuará com 30 agentes. A Secon irá concentrar os ambulantes regularizados em praças de alimentação, sendo a do lado do Paysandu na direção do portão B1, e a do Remo ainda a definir. “Vamos nos reunir com a Associação dos Ambulantes para definir o melhor ponto para concentrar o comércio”, justifica Alex Barros, agente de Vias Públicas da Secon.

Semob e Detran atuarão com guinchos para desobstruir vias que estejam ocupadas com estacionamento irregular e, em virtude disso, o diretor de Trânsito da Semob faz mais um alerta: quem pretende ir de carro deve se dirigir ao campo mais cedo. É que com as obras do BRT, o número de vagas para estacionamento diminuíram e existe a possibilidade de ser proibido o acesso de veículos quando se atingir a capacidade máxima.

“Esperamos que isso não aconteça e que consigamos colocar todo mundo dentro do campo, mas é importante o condutor estar ciente desta possibilidade”, avisa Chagas.

A Guarda Municipal também estará no entorno do Estádio Olímpico com um efetivo de 100 homens, sendo 50 para garantir a segurança das áreas de obra do BRT e outros 50 no reforço do sistema de segurança pública, atuando ao lado da Polícia Militar.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais