SeMOB faz palestra educativa sobre segurança no trânsito para crianças

• Atualizado há 3 anos ago

Um grupo de 40 crianças do Conjunto Catalina, em Belém, aprendeu se divertindo sobre segurança no trânsito com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB).

Organizada pela Divisão de Educação Para o Trânsito do órgão, a palestra educativa sobre comportamento seguro no trânsito foi feita na manhã desta quarta-feira, 29, para os alunos do Sistema de Ensino Educarte, no bairro de Mangueirão. 

Com auxílio de fantoches e dinâmicas de grupo, a ação foi realizada para uma turma com idades entre três e cinco anos. A atividade tem por objetivo ensinar como a criança pode ter um comportamento mais seguro, tocando em tópicos como, uso da faixa de pedestre para travessia, locomoção em calçadas, uso de ciclofaixas, como se comportar como passageira em veículos e também o conhecimento das principais sinalizações de trânsito como o semáforo.

Cidadania desde a infância

“Por que trabalhar noções de trânsito com criança? Porque ensinar criança é tão importante quanto ensinar um adulto. A educação de trânsito deve ser iniciada na infância, mesmo não sendo condutores, mas estão inseridas no trânsito como pedestre, ciclistas e passageiros. Essas crianças desde cedo conhecendo as regras de trânsito poderão se tornar adultos mais conscientes e responsáveis no trânsito”, explica a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da SeMOB, Tatiane Pinheiro.

A diretora do colégio Erica Silva de Carvalho aprovou a iniciativa. Para a educadora, a atividade é um bom complemento pro que é ensinado na escola. “Nós achamos ótimo. Reforçou o que havíamos trabalhado em sala de aula e é bom contar com esses projetos que vocês disponibilizam para a escola”, afirma.

Escolas podem solicitar o projeto à SeMOB

Para as escolas que se interessaram pela palestra, é possível requisitar uma visita da educação de trânsito da SeMOB enviando um ofício para a sede da SeMOB, no 2º andar do IT Center, na Senador Lemos, 3153. 

Existem atividades voltadas para diversos grupos etários, trabalhando diferentes aspectos da segurança do trânsito. “Se for adolescente já sobre direção defensiva, normas, entre outros”, conta chefe da CDET/SeMOB.

Texto: Leonardo Fernandes

Veja também