As idas para Mosqueiro, Cotijuba e Combu foram objeto de atenção da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). A movimentação nos pontos de embarque, tanto para os ônibus Belém-Mosqueiro (em São Braz), quanto para as embarcações nos terminais Ruy Barata e de Icoaraci, ocorreu dentro da tranquilidade, durante toda a manhã de hoje, feriado de Corpus Christi. A SeMOB mantém fiscalização ostensiva, durante todo o período de feriadão nesses terminais, garantindo maior segurança, evitando a aglomeração por conta dos riscos de contaminação da Covid-19, e fiscalizando os horários de saída dos ônibus e barcos.
Para Mosqueiro – No período da manhã, os agentes de transportes da SeMOB garantiram tranquilidade e segurança no embarque de passageiros, mantendo o distanciamento social na fila para evitar aglomeração e garantindo o uso de máscaras. O cumprimento dos horários de chegada e saída dos ônibus também foi alvo de fiscalização.
Desde as 5h30 até o final da manhã, cerca de 900 pessoas embarcaram no terminal do Mosqueiro. Os ônibus saíam dentro do intervalo de 20 minutos, respeitando a capacidade de lotação. Até meio dia, foram 20 saídas para Mosqueiro, conforme informou Raimundo Rodrigues Neto, coordenador de fiscalização e vistoria da SeMOB.
“Às 11h30 não tinha mais fila no terminal de ônibus Belém-Mosqueiro”, afirmou o coordenador. Segundo ele, o sistema operou com uma frota de 20 veículos, que atendeu satisfatoriamente à demanda, não havendo necessidade de reforço.
Icoaraci – Em torno de 330 passageiros embarcaram para Cotijuba durante a manhã, no navio Lady Líria, no trapiche de Icoaraci. Os agentes de transporte fizeram abordagens com caráter de prevenção contra o Covid-19 e evitaram aglomeração na hora do embarque. Mas, de acordo com a coordenadora de transportes especiais, Edilma Belém, a movimentação foi bem tranquila no trapiche.
“Tivemos apenas uma viagem pela manhã para Cotijuba”, informou ela, explicando que ainda não houve necessidade de viagens extras. No local, 34 pessoas foram abordadas quanto ao uso de máscara e manutenção do distanciamento social.
Para o Combu – Poucas pessoas também compareceram ao Terminal Hidroviário Ruy Barata, para fazer a travessia à ilha do Combu. Edilma comentou que “no terminal, temos uma linha com características de travessia turística”. Ela comentou que no início da tarde o movimento no local diminuiu consideravelmente.
Operação Corpus Christi – Os agentes de trânsito da SeMOB mantêm a fiscalização do trânsito nos principais corredores de grande fluxo e nos acessos às praias dos distritos de Outeiro e Mosqueiro, numa ação conjunta com as forças policiais do Estado e Prefeitura, para garantir que não haja aglomeração, em cumprimento aos protocolos de segurança sanitária.