Semob inicia bloqueios para restringir circulação durante lockdown

51da27c0-a758-433b-bcfa-058fbd2b41caNesta sexta-feira, 8, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) dará início aos bloqueios para restringir a circulação de pessoas enquanto estiver em vigor os decretos municipal e estadual que determinam o lockdown na capital paraense. Cerca de 100 profissionais da Semob, entre agentes de trânsito, de transporte e apoiadores operacionais, estarão envolvidos nas ações.
Até o dia 17 de maio, data prevista para o fim do lockdown, a Semob estará com barreiras físicas em vias de muito movimento em Belém, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h. Neste primeiro dia as barreiras serão na avenida Augusto Montenegro com rodovia do Tapanã, e na avenida Júlio César. Diferentemente de blitzen comuns, essas barreiras não têm a intenção de fiscalizar as condições do veículo e do motorista, mas focar em para onde as pessoas estão se deslocando.
“Da parte da Semob serão duas barreiras de triagem por turno em parceria com a Guarda Municipal e em pontos que se somarão a outras barreiras feitas pela Policia Militar e o Detran, o que ampliará a cobertura na cidade. Nessas barreiras as pessoas terão que estar adequadas ao que determinam os decretos e comprovar que estão em deslocamento por um dos motivos apontados neles, seja indo a supermercado, farmácia, indo para o trabalho, para uma consulta médica, etc.”, explica Marcos Chagas, diretor de Trânsito da Semob.
As barreiras terão um cunho educativo até o próximo domingo, 10, quando passam a valer medidas mais enérgicas, com a condução à delegacia de quem não se adequar ao decreto. “A palavra de ordem é bom senso. As pessoas precisam estar conscientes que não podem circular se não for por um dos motivos dispostos no edital, caso contrário elas poderão ser penalizadas e inclusive levadas à delegacia. A fiscalização, portanto, é muito mais voltada a verificar o motivo da viagem e não a adequação ao Código de Trânsito Brasileiro”, alerta Gilberto Barbosa, superintendente da Semob.
Nesta sexta, a Semob também estará com agentes fazendo bloqueios parciais de via em frente às agências da Caixa Econômica Federal das avenidas Presidente Vargas e Pedro Miranda e em Icoaraci. Nestas agências a Caixa instalou tendas e disponibilizará cadeiras para organizar as pessoas, e o bloqueio parcial no trânsito garantirá um ambiente ainda mais seguro para a circulação e ainda evitará estacionamentos em fila dupla diante das agências.
Além disso, agentes de trânsito e apoiadores operacionais integram a ação conjunta que já vinha sendo feita com Guarda Municipal e Ordem Pública em feiras e mercados, e que a partir do lockdown serão intensificadas. Uma equipe de agentes também está escalada de forma permanente para atuar todas as noites em Icoaraci, fazendo o controle social e evitando aglomerações.
Transporte – Equipes de fiscalização de transporte, que já vinham atuando na averiguação do cumprimento dos decretos quanto à higienização dos ônibus e ao uso obrigatório de máscaras durante as viagens, começarão a parar veículos e orientar os passageiros quanto às determinações do decreto de lockdown. Motoristas de aplicativo e de táxi também terão um papel fundamental para que as medidas sejam cumpridas.
“Já falamos com as empresas de aplicativo e o sindicato dos taxistas para que cumpram o decreto e orientem os passageiros antes mesmo de aceitarem as corridas. Da mesma forma conversamos com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) para que, na medida do possível, só permitam o embarque de quem esteja contemplado no decreto”, alerta Gilberto Barbosa, explicando que os motoristas de aplicativo, como não têm identidade funcional, terão que comprovar que trabalham neste segmento apresentando os próprios equipamentos e registro na plataforma para se diferenciar de um motorista comum.
“É importante destacar que não haverá uma triagem formal no embarque de todo o transporte coletivo em Belém, porque seria impossível estar em todos os pontos da cidade, mas os passageiros devem estar cientes que o coletivo pode passar por uma barreira de fiscalização e eles serão obrigados a comprovar o motivo do deslocamento”, avisa o superintendente da Semob.
Já o embarque na linha hidroviária municipal Icoaraci-Cotijuba só ocorrerá mediante apresentação dos comprovantes previstos no decreto, sendo que nos próximos dois domingos, dias 10 e 17, os dois trapiches estarão fechados para qualquer tipo atracação, inclusive dos barcos das cooperativas. “Já conversamos com os barqueiros e ninguém vai circular nestes domingos de lockdown. Caso haja alguma emergência, eles mantêm um sistema de plantão que pode ser acionado e aberta a exceção, desde que devidamente comprovada”, avisa Karim Zaidan, diretor de Transporte da Semob.
Texto: Esperança Bessa