Semob mantém reforço na saída para os balneários neste terceiro fim de semana de julho

Para este terceiro fim de semana de férias, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) dará continuidade ao esquema de reforço da frota da linha de ônibus Mosqueiro-São Brás. A ação é organizada pela Diretoria de Transporte (DTP), dentro da programação da operação Verão da Gente 2022, da Prefeitura de Belém.

Incremento – Para atender ao grande fluxo de passageiros esperado, o aumento da frota começa nesta sexta-feira, 15, e segue até a manhã de segunda-feira, 18.

Além dos 12 ônibus regulares, a Semob determinou às empresas operadoras o incremento de mais 20 veículos na sexta-feira, de 35 veículos no sábado e domingo, e 30 veículos na segunda-feira. Com a operação, o transporte para Mosqueiro vai contar com até 47 ônibus no total.

Fluxo – Nesta sexta-feira, 15, a primeira viagem para Mosqueiro, que sai da Praça Araújo Martins, em São Brás, será às 6h da manhã e a última está prevista para às 22h. No sábado, 16, e domingo, 17, o transporte para a ilha começa às 6h30 e a última viagem está prevista para às 22h30, sempre com saída de São Brás. A exceção é na segunda-feira, 18, em que os ônibus saem do Terminal Maracajá, em Mosqueiro, a partir das 6h e seguem até às 13 horas, marcando o fim da operação.

Com o reforço do fim de semana, o número de viagens para Mosqueiro passou de 41 viagens por dia, chegando até 122 viagens por dia, com intervalo entre as viagens de aproximadamente 10 minutos.

O valor da tarifa para Mosqueiro é de R$ 6,40, sendo a meia-passagem R$ 3,20 e todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.

Serviço diferenciado – O transporte para Mosqueiro irá contar novamente com a linha especial, de serviço diferenciado, com ar condicionado, operada por micro-ônibus. Para atender ao fim de semana considerado o mais movimentado das férias de julho, a frota vai dispor de dois veículos com saída da Praça Araújo Martins, em São Brás.

Nesta sexta-feira, 15, e sábado, 16, o horário de saída da linha especial é às 7h da manhã e a última viagem está prevista para 16h10. No domingo, 17, o serviço vai das 7h às 20h30. E na segunda-feira, 18, a operação vai das 7h às 15h40, quando se encerra a operação.

O veículo dispõe de 31 lugares sentados e 11 em pé, com tarifa igual a dos ônibus para Mosqueiro, ou seja, R$ 6,40. Por ser um serviço diferenciado, nos micro-ônibus não serão aceitas gratuidade e meia-passagem.

Cotijuba – Dentro da programação do Verão da Gente, a Semob determinou que a linha hidroviária municipal, que faz a travessia para a ilha de Cotijuba, realize duas viagens extras no sábado, 16, e no domingo, 17, totalizando seis viagens.

No sábado, 16, os horários das viagens no trecho Cotijuba/Icoaraci são às 5h45 e 17h. Já no trecho Icoaraci/Cotijuba, com saída do Trapiche de Icoaraci, localizado na Rua Siqueira Mendes s/n, os horários da travessia são às 8h, 10h e 18h30. No domingo, 17, os horários da travessia Cotijuba/Icoaraci são às 5h45, 16h e 18h. E no trecho Icoaraci/Cotijuba serão às 8h, 10h e 18h30.

O valor da tarifa do transporte é de R$ 4,00 e a meia-passagem R$ 2,00, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, o valor é R$ 8,00 e a meia-passagem R$ 4,00. Todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas no serviço ofertado pelo Município.

Fiscalização – A Semob vai manter o esquema de reforço na fiscalização para o cumprimento dos horários de chegada e saída de ônibus no ponto terminal do Maracajá, em Mosqueiro, e no terminal em São Brás durante as férias de julho.

No fim de semana passado, entre os dias 8 e 10, foi registrada uma média de 48 viagens por dia para Mosqueiro. Durante este período, os agentes de transporte da Semob lavraram uma média de 26 autos por dia, por descumprimento de viagem. Para a empresa operadora, o valor das multas é de 100 UFM, com base na Unidade Fiscal do Município (UFM).

A Autarquia promoveu a fiscalização do transporte urbano hidroviário nos trapiches de Icoaraci/Cotijuba e no terminal Ruy Barata e também fez o monitoramento da demanda transportada. No segundo fim de semana de julho, a linha fluvial Icoaraci-Cotijuba transportou 2.461 passageiros em 11 viagens, realizadas no sábado, 9, e domingo, 10.

A movimentação de veranistas foi intensa no terminal hidroviário Ruy Barata, localizado na Praça Princesa Isabel, de onde se faz a travessia para a região das ilhas, em especial o Combu. No sábado, 9, foram transportados 1735 passageiros e no domingo, 10, foram 2025 passageiros, chegando ao total de 3.760 pessoas.

Denúncias – Sobre as denúncias relacionadas à qualidade do transporte coletivo, a Semob orienta o usuário a formalizar denúncias e reclamações para a Ouvidoria nos canais de atendimento do órgão, pelo site da Semob, e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou entrando em contato pelos números 118 ou Whatsapp (91) 98415-4587.

Em caso de denúncias envolvendo a prestação de serviço de ônibus, é preciso identificar a linha, a empresa, o horário, o código alfanumérico (número que fica na lateral e na traseira do veículo) e descrever a situação ocorrida, para que o órgão possa identificar a empresa, averiguar e tomar as providências cabíveis.

Texto: Leonardo Fernandes