Semob na comunidade leva serviços ao distrito de Icoaraci

Carla Lucia dos Santos

Foi realizada nesta sexta-feira, 4, mais uma ação do Semob na Comunidade, promovida pela Prefeitura de Belém. Desta vez a ação aconteceu na Escola Estadual Paracuri II, no distrito de Icoaraci, onde foram ofertados serviços de cadastro da biometria para emissão de 1ª e 2ª via do Passe Fácil Estudantil (para estudantes devidamente matriculados em uma instituição de ensino), emissão da 1ª e 2ª via do Passe Fácil Sênior (idosos acima de 60 anos), agendamento da 1ª via e emissão da 2ª via do Passe Fácil Especial (para pessoas portadoras de necessidades especiais) e credenciais de estacionamento para idosos e deficientes físicos.

Além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, a ação contou com a parceria da Clínica São Lucas que disponibilizou avaliações e encaminhamentos para cirurgias de pterígio (carne crescida) e catarata.

“É muito importante para as comunidades mais humildes que a prefeitura realize ações como esta. Deixa o serviço mais acessível, prático e rápido. Costumo utilizar essas ações como oportunidade para tirar documentos, principalmente para as crianças”, destacou a cabeleireira Daiane Oliveira.

De acordo com o assessor técnico do Núcleo de Apoio a Comunidade da Semob, Cássio do Couto, a estimativa da ação é de que tenham sido realizados cerca de 200 atendimentos no local. A emissão da 1ª via do Passe Fácil Estudantil foi um dos serviços mais procurados. “O nosso principal objetivo, é levar serviços essenciais e gratuitos da Semob para comunidades distantes do centro. A ação é algo que beneficia a todos, garantindo um direito básico que a população tem”, explica.

“Por conta da falta de tempo no dia a dia, devido ao trabalho, fica difícil tirar o Passe Fácil dos meus filhos, e eu acho ótimo ter uma ação como essa perto de casa. A Prefeitura de Belém que está de parabéns pela iniciativa”, comemorou o operador de alimentos Cláudio Palheta.

Mosqueiro – O Semob na Comunidade terá continuidade, no sábado, dia 5, para os moradores de Mosqueiro. A ação acontecerá de 8h30 às 12h30, na sede do Movimento de Ação Comunitária – MAC, que fica na rua da Pedreira, s/nº, com a rua do Aeroporto, em frente ao Canecão, na praia do Chapéu Virado.

Documentos – Quem desejar adquirir a 1ª via do Passe Fácil Estudantil deve ter em mãos: a declaração da instituição de ensino que comprove a matrícula no ano letivo atual (válida por 30 dias e contendo a assinatura da direção da escola), original e cópia da identidade ou Certidão de Nascimento (para menores de idade), uma foto 3×4 recente, cópia do comprovante de residência recente com CEP visível. Para fazer a 2ª via, o estudante precisa desta mesma documentação, além da ocorrência policial em caso de roubo, perda ou extravio. Em caso de cartões danificados, deve apresentá-lo no guichê de atendimento. E quem precisar fazer o cadastro da biometria, deve estar com o documento de identidade original ou certidão e o cartão do Passe Fácil Estudantil.

Para emitir a 1ª via do Passe Fácil Sênior é necessário original e cópia do documento de identidade, uma foto 3×4 recente, original e cópia do comprovante de residência com CEP legível. Para 2ª via é necessário, ainda, a ocorrência policial. No caso do Passe Fácil Especial, será realizado o agendamento da 1ª via e a emissão da 2ª via, mediante a apresentação dos mesmos documentos citados anteriormente.

Durante o Semob na Comunidade, também será realizada a emissão de credencial de estacionamento preferencial para idosos acima dos 60 anos de idade. Basta comparecer ao local portando original e cópia do comprovante de residência, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor do veículo e do CRLV do veículo. Para os deficientes físicos segue a mesma documentação, além do original e cópia do laudo médico emitido pelo Detran.

Texto: Thiago Barros
Foto: Arquivo – Tássia Barros
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)