No período do Círio de Nazaré a cidade fica mais movimentada e com tantas programações, religiosas e culturais é natural que o trânsito também se intensifique, principalmente nas áreas centrais da cidade e próximas aos locais incluídos no roteiro da festa. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) está com uma operação especial que envolve diversos agentes pelas ruas da cidade e dão apoio á programação oficial da festividade. “Durante a semana, 112 agentes de trânsito estarão nas ruas da cidade, no final de semana do Círio, o efetivo aumentará para 120 pessoas”, explica o coordenador de fiscalização de trânsito da Semob, Pedro Paulo Oliveira.
As recomendações principais são para que as pessoas evitem as áreas das festas, principalmente no centro da cidade como as Avenidas Visconde de Souza Franco (Doca), Assis de Vasconcelos, Presidente Vargas, 16 de Novembro, Marechal Hermes, Nazaré e José Malcher; Ruas Tiradentes e Gama Abreu; entornos do Ver-o-Peso, e travessa Manoel Barata.
“O importante é se planejar e buscar rotas alternativas. O centro da cidade está mais congestionado que o normal e a dica é sempre evitar a área. Quem puder optar pelo transporte público ou pela utilização de táxis e mototáxis pode ganhar tempo, já que o estacionamento nessas áreas vai estar mais complicado, principalmente no sábado e domingo. Os romeiros que vêm do interior, caminhando em procissão, devem ter muito cuidado ao adentrar a Almirante Barroso e jamais devem trafegar pela via expressa, somente por calçadas”, completa Pedro Paulo.
No sábado,10, a partir das 13h a Semob fará a retirada dos veículos estacionados nos trajetos da Trasladação e Círio e orienta os motoristas para que evitem estacionar os carros, colaborando com a fluidez da procissão nas vias e permitindo a livre circulação dos romeiros. Um guincho da Diocese de Belém será utilizado para realizar a retirada dos veículos ao término da Moto Romaria e, ao mesmo tempo, começarão a ser interditadas as vias para a Trasladação, cujo circuito tem início na Avenida Magalhães Barata (em frente ao Colégio Gentil Bittencourt) seguindo pela Avenida Nazaré, Avenida Presidente Vargas, Boulevard Castilhos França, Avenida Portugal, Rua Padre Champagnat, Praça Frei Caetano Brandão, até a Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha.
Os veículos que estiverem prejudicando a fluidez dos romeiros durante a procissão serão removidos para a frente da Prefeitura de Belém, na praça Dom Pedro II, e para a frente do Colégio Vilhena Alves, na Magalhães Barata e os proprietários poderão retirar seus veículos da área sem nenhum tipo de cobrança.
“Importante lembrar que o estacionamento ao longo do percurso, bem como nas suas vias transversais será proibido, obedecendo a uma distância mínima de 50 metros. O estacionamento também será proibido na Travessa Dr. Malcher, entre Travessa Félix Roque e Rua Padre Champagnat, para viabilizar a saída da Berlinda no início da procissão”, informa Pedro Paulo Oliveira.
Texto: Nathalia Petta
Foto: Arquivo – Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)