O Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trânsito será comemorado neste domingo (15). A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) participa de uma caminhada que conclui uma semana de ações. O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Detran, Associação Paraense de Motociclistas (Aspamoto), Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Unama e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e e Departamento de Trânsito do Estado (Detran). A saída será às 8h30 na escadinha da Estação das Docas seguindo até a Praça da República. No local será celebrado culto ecumênico às famílias de pessoas vitimadas no trânsito e também distribuição de panfletos educacionais, apresentação de vídeos e outras atividades para proporcionar um momento de lembrança às vítimas de trânsito, prestar solidariedade às famílias e homenagear todos aqueles que trabalham na prevenção, no atendimento e no socorro às vítimas.
A ação ocorre porque a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, estabeleceu o terceiro domingo de novembro como a data mundial a ser celebrada em memória do grande número de vítimas no trânsito. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, no ano passado, 5% de todas as mortes no Estado estavam relacionadas ao trânsito. Sem mencionar o quantitativo enorme de vítimas que sobrevivem aos acidentes e ficam sequeladas.
“A SeMOB tem trabalhado diariamente em ações que visam fazer um trânsito mais humano e seguro, reduzindo velocidade nas vias que mais tem acidente e fiscalizando intensivamente esta velocidade, já que sabemos que ela é fator determinante no número de mortes no trânsito. Além disso, implantação de semáforos, travessias por passarelas, mais ciclovias na cidade, tudo isso gera um trânsito mais seguro. Nossa equipe de educação realiza ações educativas nas escolas e comunidades diariamente ensinando noções de segurança aos nossos futuros condutores. O que temos feito é sempre priorizar o pedestres o ciclistas e o usuário de transporte público, que é o que a lei federal de mobilidade urbana determina, Vamos sempre lutar pela vida”, disse Maisa Tobias, superintendente da SeMOB.
Na última sexta-feira (13) a SeMOB este em um ciclo de palestras sobre mobilidade urbana, violência no trânsito e transporte na Universidade da Amazônia (Unama). Estiveram presentes cerca de 400 alunos que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As palestras com o tema É tempo de lembrar – Diga não aos crimes de trânsito” foram apresentadas por representantes da Sespa e Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Texto: Nathalia Petta (com informações do Agência Pará)
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu