Semob promove ação educativa para travessia segura de pedestres na Senador Lemos

• Atualizado há 5 anos ago
52369ef2-9c44-4675-ab40-53dbc88597db
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) assegura a prioridade do pedestre sobre os demais participantes do trânsito. Entre as normativas presentes no CTB que preveem esse direito está o artigo 70, que diz que “os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código”. Porém, o que se observa no trânsito é o contrário, com condutores de veículos apressados que não respeitam o direto do próximo.
Por essa razão, a Prefeitura de Belém promoveu na manhã desta terça-feira, 24, uma ação educativa voltada ao respeito aos pedestres na avenida Senador Lemos, bairro da Sacramenta. A ação, coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), teve por objetivo educar o condutor a respeitar a sinalização, bem como orientar o pedestre a fazer uma travessia segura nos locais determinados pela sinalização.
“Não foi por acaso que a avenida Senador Lemos foi escolhida para realizarmos esta ação. Desde a última semana estamos revitalizando as faixas de pedestres ao longo da via, principalmente nos pontos próximos às instituições de ensino, provendo segurança não só aos moradores locais, como aos próprios alunos, professores e demais funcionários que transitam diariamente pelo perímetro”, informou o diretor geral da Semob, Carlos Valente.
“Além disso, essas faixas de travessia são diferenciadas porque não possuem aparelhos semafóricos, por isso são chamadas de faixas cidadãs, haja vista que quando um motorista verifica que há pedestres tentando atravessar ele deve exercitar a sua cidadania e parar o veículo durante o tempo necessário para permitir que as pessoas atravessem a via com segurança”, salientou Valente.
fde33131-724a-4405-9051-a4abc4f79a71
Ao longo da manhã, o setor de Educação para o Trânsito da Semob atuou em três faixas da Senador Lemos concomitantemente, localizadas às proximidades da Escola Municipal Maria Luiza Pinto Amaral e das Escolas Estaduais José Alves Maria e Rosalina Alves da Cruz.
O vendedor de frutas David Oliveira possui uma banca próximo à escola Maria Luiza Pinto Amaral e conta que presencia diversos tipos de imprudência de trânsito naquele trecho. “Eu já trabalho nesse ponto há cerca de um ano e nesse período já vi a Semob revitalizar a sinalização ao menos duas vezes, mas mesmo assim tem muita gente que não respeita. Minha esposa e filho foram vítimas de um motorista, que ainda parecia estar embriagado, mas graças a Deus que não sofreram nada de grave”, comentou.
Orientações – Atenção ao atravessar a rua na faixa de pedestres, obedecer ao tempo do semáforo nos cruzamentos, respeito à sinalização e cuidado com a passagem dos ciclistas foram algumas das orientações repassadas pelos educadores de trânsito da Semob. A ação fez parte da programação promovida pela Prefeitura de Belém em alusão à Semana Nacional de Trânsito, iniciada na última quarta-feira, 18.
A programação se encerra no próximo dia 25, com um encontro de mobilidade para discutir propostas para a redução do número de acidentes de trânsito em Belém. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com o projeto “Vida no Trânsito” e ocorrerá na sede do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), localizado na rua Boaventura da Silva, 999, a partir das 8h.
Haverá ainda abordagem na faixa de pedestres localizada na avenida João Paulo II, entre as travessas do Chaco e Curuzu, a partir das 7h, além de apresentação no Centro de Ensino Empreendedor do Pará (Ceep), localizado na avenida Augusto Montenegro, também a partir das 7h.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes

Veja também