SeMOB publica novo edital para radares em Belém

• Atualizado há 11 anos ago

Fiscalização-eletrônica-de-velocidade-na-João-Paulo-IIUm novo edital de licitação de radares em Belém foi publicado nesta quarta-feira, 19, pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB).
A licitação traz ajustes e acréscimos em relação ao edital lançado no mês passado e a principal alteração foi a inclusão do tipo “intrusivo” de radar, que demanda obras na pista, e que não estava previsto no primeiro edital lançado. Isso vai garantir que mais empresas participem do certame.
A aquisição dos novos radares aumentará o monitoramento do trânsito na capital. “Nossa primeira ideia era fazer duas licitações de radares, uma de não intrusivos e outra de intrusivos. Depois achamos por bem fazer uma grande licitação envolvendo lotes distintos para as duas modalidades.
Agora uma empresa pode concorrer só no lote intrusivo, só no não intrusivo, ou nos dois. Isso aumenta a concorrência, que continua acontecendo em nível nacional, o que é bom”, explica Maisa Tobias, titular da SeMOB. “A previsão orçamentária é a mesma, mas com a previsão de adquirir os radares intrusivos, tecnologia de menor custo, poderemos adquirir mais equipamentos e instalar em outros pontos não listados antes, beneficiando ainda mais a fiscalização e aumentando a segurança no trânsito”, diz Maisa.
Ampliação Ao todo, a SeMOB irá licitar o monitoramento de 115 faixas de fiscalização por radar em 2014, e mais 99 faixas em 2015, porém esse número pode aumentar com a licitação dos equipamentos intrusivos que vão baratear o custo do serviço. Este tipo é o mais comum em todo o país e já é utilizado em Belém.
A principal característica deste tipo de radar é a necessidade de intervenção no piso, como quebra do asfalto para a instalação. Já o tipo não intrusivo não exige obras e é o ideal para pisos de concreto, como o da pista exclusiva do BRT de Belém.
Outra diferença deste edital é que as empresas vencedoras, além de toda a documentação exigida, terão que fazer testes in loco em Belém. “Agora não basta dizer que instalou o equipamento em outro cidade, tem que vir aqui e testar.
Temos características muito específicas como o clima e picos de energia que afetam os nosso semáforos e radares. Neste edital estamos fortalecendo a prova”, justifica Maisa Tobias.
O edital está disponível no site www.belem.pa.gov.br/licitacao
Texto: Elianna Homobono -Ascom SeMOB
Fotos: Arquivo Comus
Edição: Lene Tavares

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