SeMOB realiza ação educativa na programação do Maio Amarelo

Uma das principais vias do centro comercial de Belém, a avenida Presidente Vargas, costuma a transbordar de gente nas calçadas. Tantas que os pontos de ônibus foram informalmente parar em cima da pista – uma prática comum entre os passageiros para embarcar um pouco mais rápido nos coletivos.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) inicia nesta segunda-feira, dia 17, às 8 horas da manhã, uma ação educativa nas paradas de ônibus ao longo das paradas da Presidente Vargas.
Organizada pela Divisão de Educação para o Trânsito, a atividade faz parte da campanha do Maio Amarelo – voltada para a redução de acidentes de trânsito. Os agentes vão orientar os usuários do sistema de transporte público e motoristas sobre os cuidados que devem tomar na hora do embarque e desembarque. A ação será realizada todos os dias até a sexta-feira, dia 21, sempre das 8 às 11 horas.
Nova ciclovia na capital paraense
Para celebrar a estreia de 2,7 quilômetros de faixa exclusiva para ciclistas, que também ocorre neste mês de maio, está programada outra ação educativa da SeMOB. Com a nova ciclovia e ciclofaixa da Avenida Pedro Miranda, a região metropolitana ficará ainda mais acessível contando com uma malha cicloviária de 113,72 quilômetros ao total.
A Superintendência inicia no dia 24, às 7h30, na Pedro Miranda, entre as travessas Vileta e Antônio Baena, uma ação educativa para conscientizar sobre esse novo espaço de sociabilização da cidade.
Munidos de bicicletas, o grupo de arte-educadores “Trupe da Mobilidade” irá usar de senso de humor para sensibilizar os condutores. “A ação não terá um caráter punitivo, os agentes estarão apenas alertando a população a tomar mais cuidado na segurança na travessia e respeitar as bicicletas. A abordagem vai ser mais lúdica, usando também música para chamar a atenção do infrator para não cometer mais aquele erro. Queremos chamar atenção para o tema do trânsito, estimular a participação do cidadão”, afirma a superintendente da SeMOB, Ana Valéria Borges.
As atividades prosseguem até a conclusão da obra, prevista para o segundo semestre de maio. No dia 25 e 26, a SeMOB estará na avenida Pedro Miranda entre as travessas Vileta e Mauriti, e nos dias 27 e 28, na Pedro Miranda entre Mauriti e Lomas Valentinas. Sempre no horário entre 7h30 às 11 horas.
Belém registra queda de acidentes de trânsito durante a pandemia
De acordo com o “Relatório Estatístico de Acidentes de Trânsito em Belém” produzido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), a capital paraense registrou 6.926 acidentes entre janeiro e agosto de 2020. Com dados da SISP/CNP/DETRAN-PA, o estudo mostra que em 36,02%  dos acidentes houve feridos e 1,16% foi acidente fatal.
Quando se observa o percentual de acidentes de trânsito por tipo de vítima, a maioria das vítimas de acidente foram motociclistas com 60,16% dos acidentes com feridos e 43,75% dos acidentes fatais.
Ao relacionar o percentual de vítimas por tipo de acidente, o mais frequente é a colisão de veículo com 86,70% dos casos.
Os ciclistas estão em quarto lugar em número de acidentes de trânsito com vítimas na cidade. Segundo o levantamento, foram 212 acidentes envolvendo ciclistas, sendo sete fatais. Se considerar o tipo de acidente, colisão de bicicleta ocupa sexto lugar, com 122 casos.
Dentre as vias com mais acidentes de trânsito registrados na capital paraense até agosto do ano passado, estão a avenida Augusto Montenegro, com 480, seguido da  avenida Almirante Barroso, com 308, e avenida Pedro Álvares Cabral, com 234.
Dos 15 bairros com maior número de ocorrências na cidade até agosto de 2020, a maioria dos casos ocorreu no Bairro do Marco, com 789 acidentes, depois no Bairro do Umarizal, com 579, e no Bairro da Pedreira, com 475.
Se comparado com o ano de 2019, no qual foram registrados 10.371 acidentes, mesmo os dados parciais do ano passado mostram que há uma queda no número de casualidades. Foram relacionadas 181 mortes em 2019, sendo que até agosto de 2020, o total de óbitos é de 80.
“Mesmo os dados parciais do ano passado mostram que o trânsito de Belém está menos violento. Isso é um reflexo da pandemia do novo coronavírus, principalmente no período do lockdown, que restringiu a circulação de veículos”, afirma Diego Átila Brandão, estatístico da SeMOB responsável pela elaboração do relatório.
Lei mais severa para proteger o ciclista
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ficou mais rigoroso para proteger o ciclista. A nova legislação que entrou em vigor em abril, considera que estacionamento sobre ciclovias ou ciclofaixas como infração grave; transitar na ciclofaixa passou a ser considerada infração gravíssima, com valor da multa triplicado; não reduzir a velocidade ao ultrapassar ciclista, se tornou infração gravíssima; e utilizar ciclovias e ciclofaixas como local de parada para o embarque e desembarque de passageiros é considerada infração grave.
A partir dessa mudança, condutores que costumam usar as ciclovias e ciclofaixas como local de parada para o embarque e desembarque de passageiros, poderão ser punidos com infração grave. O CTB não previa autuação para parada nas ciclofaixas, apenas estacionamento e circulação. A SeMOB informa que este ano autuou 47 veículos por estacionar ou circular em ciclofaixas e ciclovias da cidade.
Texto: Leonardo Fernandes
Foto: João Gomes