SeMOB realiza palestra educativa em escola de Outeiro

Arte educador e agente de trânsito orientam sobre a importância do uso de equipamentos de proteção de ciclistas. Foto: Isis Renata Fonseca

Desde o início do ano a Prefeitura de Belém vem doando bicicletas aos alunos das ilhas de Belém, freqüentadores da rede municipal de ensino. A compra e doação das bicicletas, adquiridas com recursos municipais, têm como principal objetivo reduzir o tempo gasto de locomoção dos alunos até a sua escola, aumentando assim a freqüência escolar. Após o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho entregar 1264 bicicletas aos alunos da ilha de Outeiro na última semana, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), através da sua Coordenadoria de Educação Para o Trânsito, realizou na tarde de ontem Escola Municipal Monsenhor José Maria de Azevedo, uma ação educativa para o trânsito com uma série de palestras aos estudantes da instituição sobre deveres e direitos dos ciclistas no trânsito.

O agente de trânsito da SeMOB, Jorge Lobato, contou um pouco sobre sua experiência no dia a dia, além de orientar os alunos em como se portar nas vias da cidade. Para ele, um momento em que se pode ensinar as crianças em como ser um bom condutor é fundamental. “Espero que com essa iniciativa, nós possamos contribuir na formação de ciclistas mais atenciosos, cuidadosos e consciente”, disse.

Para a coordenadora da escola, Rosilene Cardoso da Silva, a educação no trânsito é tão importante quanto as outras matérias ministradas em sala de aula. “Não há nada mais importante do que proteger nossa vida dos perigos no trânsito. Muitas pessoas usam a bicicleta para se locomover, mas agem como se ela fosse um brinquedo, como se as regras e sinalizações não valessem para o ciclista também”, observa a coordenadora.

Prestar mais atenção no trânsito e repassar à sua família é o que a pequena Flávia Mikaelly, de 10 anos, aprendeu durante a palestra. Para ela, além de saber mais sobre o cuidado que o ciclista deve ter para preservar a si mesmo, todo o conhecimento deve ser compartilhado também com sua família e amigos. “Acho muito importante que a pessoa ande prestando mais atenção no trânsito e vou dizer isso para a minha família, já que o que eu não quero que aconteça comigo, não quero que aconteça com outra pessoa também”, disse ela.

Bicicletas

Com essa doação, já são 3.764 mil o número de bicicletas entregues a alunos de Mosqueiro, Icoaraci e agora, Outeiro. “As  prioridades na minha gestão estão sendo a Educação e a Saúde. No orçamento municipal, 25% devem ser aplicados na Educação, nós de Belém estamos destinando 28%. As bicicletas não são um favor que estamos fazendo aos alunos, estamos devolvendo o dinheiro pago através dos impostos”, declarou  o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho.

Texto: Ricardo Miranda